Marcilio da Cunha é eleito novo diretor-geral do Câmpus São José
25. outubro 2013 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: Câmpus São José, Gestão, MatériasO professor Marcilio Lourenço da Cunha foi eleito para o cargo de diretor-geral do Câmpus São José do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Na eleição, realizada na quarta-feira, dia 23, Marcilio teve índice de votação de 46,1%, contra 31% do também professor Marcos Moecke. O candidato eleito indicou a professora Marilene Vilhena de Oliveira para o cargo de diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão e o auxiliar de laboratório José Márcio Coelho para o cargo de chefe do Departamento de Administração do câmpus.
No total, 626 alunos e 169 servidores (89 técnicos administrativos e 80 professores) votaram na eleição do Câmpus São José. Marcilio foi o mais votado entre os técnicos administrativos (69 a 20), houve empate entre os professores (39 a 39, com dois votos nulos) e Marcos recebeu mais votos entre os alunos (314 a 275, com 16 votos em branco e 21 votos nulos).
O mandato de Marcilio vai até dezembro de 2015, completando o período de quatro anos desde a o início do mandato do ex-diretor-geral Nicanor Cardoso, que renunciou ao cargo em junho deste ano. O diretor-geral eleito foi diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão na gestão de Nicanor e ocupava interinamente a Direção Geral do câmpus desde a saída do ex-diretor-geral. Marcilio é professor do IFSC desde julho de 1991 (na época, a instituição chamava-se Escola Técnica Federal de Santa Catarina) e já atuou também como chefe do Setor de Promoções Culturais, coordenador do Núcleo Comum, coordenador de Extensão e coordenador de Extensão e Relações Externas do Câmpus São José.
“Agradeço à comunidade acadêmica pela confiança. Vamos continuar trabalhando para dar o melhor para o IFSC e melhorar nosso atendimento aos alunos e à sociedade”, comenta o diretor-geral eleito.
Entre as prioridades do grupo que vai assumir a administração do câmpus, está a de finalizar o processo de aquisição do terreno onde hoje fica o estacionamento do câmpus, que pertence à prefeitura de São José. O processo deve ir à votação na câmara de vereadores do município ainda neste ano. A doação do terreno vai permitir ampliar o espaço físico do câmpus. Redesenhar esse espaço físico – o Câmpus São José está entre os maiores do IFSC em número de alunos e servidores, mas tem um dos menores terrenos dentre todos os câmpus – e aumentar a oferta de vagas e de cursos são outras ações que devem ser tomadas pela nova gestão.
Confira abaixo o curículo do novo diretor-geral do Câmpus São José e dos servidores indicados por ele para assumir o Departamento de Administração e a Diretoria de Ensino, Pesquisa e Extensão.
Marcílio Lourenço da Cunha (diretor-geral) – É licenciado em Educação Física pela Faculdade de Educação Física de Batatais, especialista em Teoria e Prática do Futebol e Futsal pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Arapongas e mestre em Políticas, Administração e Sistemas Educacionais pela Unicamp. Foi redistribuído para a então Escola Técnica Federal de Santa Catarina em 1991. Foi chefe do Setor de Promoções Culturais, coordenador do Núcleo Comum, coordenador de Extensão, coordenador de Extensão e Relações Externas e diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão no Câmpus São José.
Marilene Vilhena de Oliveira (diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão) – mestre em Tecnologia e professora de Artes no Câmpus São José desde 1998, ocupava o cargo de coordenadora da Área de Cultura Geral. Foi coordenadora da Orientação de Turno e Diretora de Ensino do câmpus.
José Márcio Coelho (chefe do Departamento de Administração) – técnico em Refrigeração e Ar Condicionado formado pelo IFSC, graduado e especializando em Administração. Servidor público desde 1990. Foi coordenador de Informática, assessor do Departamento de Administração, coordenador de Serviços Gerais, membro do Colegiado do Câmpus São José por três mandatos.