Professor do Câmpus São Miguel do Oeste apresenta trabalho no Chile

31. outubro 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus São Miguel do Oeste, Matérias

100_2998No último dia 10, o professor José Carlos Martins do Câmpus São Miguel do Oeste apresentou um trabalho de pesquisa durante o “IX Congreso Latinoamericano de Lingüística Sistémico Funcional: Gramática, Discurso y Alfabetización – desafios para la educación en Latinoamérica”, na Pontifícia Universidade Católica do Chile, em Santiago. O trabalho foi realizado em 2012 pelos estudantes do curso técnico integrado de Agroindústria Gabriel Fontana Junior, Luana Magri e Vanessa Dickel. A apresentação demonstrou os resultados da pesquisa bem como o que os pesquisadores aprenderam em termos de interpretação textual.

100_2961

A pesquisa foi desenvolvida nas áreas combinadas da Linguística Sistêmico-Funcional e de Análise Crítica do Discurso e analisou 1.218 processos (verbos) das colunas políticas dos jornais JR Regional, Gazeta Catarinense e Folha do Oeste de São Miguel do Oeste, durante o mês de abril de 2012. Com as apurações, foram detectadas intenções de significados na recorrência de determinados tipos de processos nos textos.

Para José Carlos Martins, ter trabalhado com esses estudantes foi uma experiência de ótimos resultados. “Poder participar de um congresso internacional no exterior, repassando o que foi desenvolvido no câmpus com os bolsistas, foi algo muito gratificante e enriquecedor. Também agradeço ao IFSC a oportunidade dessa maravilhosa experiência”, diz o professor.