2º Encontro de Pedagogos do IFSC discute em Joinville a formação docente

1. novembro 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Caçador, Câmpus Canoinhas, Câmpus Chapecó, Câmpus Criciúma, Câmpus Florianópolis, Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Garopaba, Câmpus Gaspar, Câmpus Itajaí, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Câmpus Joinville, Câmpus Lages, Câmpus Palhoça Bilíngue, Câmpus São José, Câmpus Urupema, Campus Xanxerê, Matérias

Encontro pedagogosPedagogos do IFSC se reuniram no dia 31 de outubro no Câmpus Joinville para a segunda edição do encontro que promove a troca de experiências e a reflexão sobre o papel do pedagogo. Como palestrante, foi convidada a pedagoga do IFMG (Câmpus Ouro Preto), Geralda Aparecida de Carvalho Pena. Doutoranda em Educação, ela discutiu os “Desafios dos Pedagogos frente ao contexto da formação docente na Educação Profissional e Tecnológica (EPT)”.

Geralda falou das especificidades da EPT e dos desafios frente a expansão da rede. Trouxe ainda alguns números que ilustram este contexto: no Brasil, cerca de 72 mil docentes atuam na Educação Profissional e Tecnológica – 65 mil têm ensino superior, sendo que pouco mais de 18 mil com curso de licenciatura.

“São profissionais altamente qualificados, mas com necessidade de uma complementação pedagógica. É papel do pedagogo discutir com o professor que metodologias podem ser usadas para transformar este conhecimento específico em algo mais acessível aos alunos. Este trabalho deve ocorrer tanto no dia a dia como em projetos de formação continuada”, afirmou.

Geralda destacou ainda que este trabalho deve envolver todos professores, inclusive os com licenciatura. “É necessária uma ação conjunta diante das especificidades que têm a formação profissional e tecnológica.”

Como fazer isso é um dos objetivos do Encontro de Pedagogos do IFSC: pensar em possíveis mudanças a partir de experiências compartilhadas, como afirmou a coordenadora pedagógica do Câmpus Joinville, Luciana Maciel. “Estes encontros fortalecem a nossa prática., promovendo uma construção coletiva cujo objetivo principal é o sucesso do aluno.”

Segundo Luciana, em uma proposta de formação continuada e coletiva, estamos construindo nossa própria identidade dentro do IFSC, envolvendo todos os profissionais que fazem parte deste contexto. “Precisamos reconhecer na pedagogia a essência do que nos leva a compreender e questionar os elementos da educação e sua contextualização, integrando os alunos e docentes à produção de saberes.”

A experiência de Jaraguá do Sul

Neste sentido, a experiência exitosa do 2º Encontro de Pedagogos do IFSC foi compartilhada pela pedagoga do Câmpus Jaraguá do Sul, Kely Cristina Zimmermann, que usou um bom comparativo para falar da missão dos pedagogos: “O maestro não precisa saber tocar todos os instrumentos nem o técnico jogar em todas as posições. Assim, não é obrigação da coordenadoria ter conhecimento profundo sobre todas as áreas nas quais se desenvolve o trabalho de cada professor”.

Criciúma

O próximo Encontro de Pedagogos do IFSC está previsto para 2014 e será realizado no Câmpus Criciúma, onde será organizado pela coordenadora pedagógica Julia Lino Clasen. A partir deste encontro serão convidados também os Técnicos em Assuntos Educacionais (TAE) que desenvolvem suas atividades na Coordenadoria Pedagógica.

Atualizada em 04/11/2013

Tags: