Bibliotecas dos câmpus se mobilizam na Semana do Livro

1. novembro 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Criciúma, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Câmpus São Miguel do Oeste, Matérias

criciumaJogos lúdicos, sessões de cinema, declamação de poesia, contação de histórias, oficinas de ilustração e de estamparia foram algumas das atividades promovidas pelo Câmpus Jaraguá do Sul na Semana Nacional do Livro e da Biblioteca. As ações ocorreram entre os dias 29 e 31 de outubro e transformaram o local em um ambiente rico em cultura.

Além dos alunos do câmpus, cerca de 300 estudantes do 9º ano de escolas públicas do município participaram das atividades. A bibliotecária Ledir Ribeiro explica que as atividades fazem parte de um projeto de extensão cujo objetivo é incentivar a leitura e a prática cultural. “Além de ser uma ótima oportunidade de mostrar a instituição e nossos cursos a estes estudantes”, afirma.

jaragua_2Uma das atividades que mais chamou atenção dos estudantes foi a oficina de estamparia (foto abaixo). “No mesmo laboratório foi oferecida uma oficina de química das cores. Os alunos ficaram fascinados”, afirma Ledir. Houve também oficina de ilustração da técnica de mangá e de desenho em roupas com canetinha.

jaragua_4A maioria das atividades foi promovida pelos próprios servidores do Câmpus Jaraguá do Sul. Servidores do Câmpus Geraldo Werninghaus e alguns convidados externos do IFSC também participaram. Na contação de histórias, por exemplo, vieram professores de escolas da região. Nos intervalos das oficinas foram promovidas ainda apresentações culturais, como de dança húngara, aula de salsa e roda de capoeira. E no recital de poesia, uma participação especial dos alunos do câmpus, que acompanharam as declamações tocando instrumentos musicais.

smo_2Outros câmpus do IFSC também promoveram atividades especiais na Semana Nacional do Livro e da Biblioteca. Em São Miguel do Oeste, por exemplo, houve concurso de desenho, oficinas de origami e troca-troca de livros (foto ao lado) paralelamente à programação da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia. Em Criciúma (foto no alto), também foi promovida troca de livros, além de sorteio de livros e revistas e caixa mágica de surpresas.

Tags: