IFSC define objetivos estratégicos para os próximos cinco anos

1. novembro 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Caçador, Câmpus Canoinhas, Câmpus Chapecó, Câmpus Criciúma, Câmpus Florianópolis, Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Garopaba, Câmpus Gaspar, Câmpus Itajaí, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Câmpus Joinville, Câmpus Lages, Câmpus Palhoça Bilíngue, Câmpus São Carlos, Câmpus São José, Câmpus São Miguel do Oeste, Câmpus Tubarão, Câmpus Urupema, Campus Xanxerê, Gestão, Matérias

seminario planejamento estrategico (1)Cerca de 150 servidores de todos os câmpus e da reitoria participaram, nesta quarta e quinta-feira (30 e 31), do Seminário de Planejamento Estratégico do IFSC, que definiu os objetivos estratégicos da instituição para os próximos cinco anos – 2014 a 2018, que é o período de vigência do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Além dos objetivos estratégicos, os participantes também apontaram os indicadores, metas e iniciativas que serão utilizados para acompanhar e alcançar os objetivos propostos. Além de servidores, também seis alunos representantes do segmento discente participaram dos debates.

Segundo a reitora do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider, a definição do Planejamento Estratégico é fundamental para que a instituição cumpra sua missão e alcance sua visão. “Se queremos fazer a diferença nos locais em que estamos inseridos, temos que realizar escolhas institucionais responsáveis e conscientes. A etapa de planejamento é fundamental para os rumos da instituição, pois está em nossas mãos construir o IFSC dos próximos cinco anos”, afirma.

seminario planejamento estrategico (2)Os objetivos estratégicos definidos no Seminário, bem como os indicadores, metas e iniciativas propostas, passarão, agora, por uma análise técnica e serão, em seguida, validados pelos participantes do evento. Segundo a secretária-executiva do PDI, Crislaine Gruber, as iniciativas aprovadas deverão constar dos Planos Anuais de Trabalho dos câmpus e unidades organizacionais da Reitoria entre 2015 e 2018. “Os projetos para 2014 já estão cadastrados no sistema de planejamento, de acordo com os 18 Macroprojetos Institucionais elaborados para o biênio 2013-2014, mas poderão ser revisados para alinhamento com os novos objetivos estratégicos, metas e iniciativas, durante o primeiro semestre de 2014”, explica.

O trabalho realizado durante os dias 30 e 31 foi subsidiado pelas análises SWOT realizadas pelos câmpus, além dos demais documentos-base disponíveis no site do PDI. Para o debate dos objetivos estratégicos, os participantes foram divididos em sete grupos: Identidade e Imagem Institucional, Inclusão Social, Pesquisa e Inovação, Inserção Profissional, Intervenção Político-social, Gestão de Pessoas e Gestão em Rede.

O Planejamento Estratégico é o capítulo 3 do PDI e o resultado do Seminário será disponibilizado no site do PDI para análise da comunidade acadêmica do IFSC.

Tags: ,