Viagens a São Paulo e ao Sul de SC oportunizam aprendizado integral

1. novembro 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Matérias

jaragua-visita2Alunos da 4ª Fase do Curso Técnico em Química (Modalidade Integrado) do Câmpus Jaraguá do Sul tiveram a oportunidade de um aprendizado integral durante viagem de estudos à cidade de São Paulo, nos dias 24 e 25 de outubro. Os professores Juliano Maritan (de Química) e Kênia Gaedtke (de Sociologia) e a pedagoga Kely Zimmermann elaboraram um roteiro de viagem que teve como objetivos principais: inter-relacionar as áreas do conhecimento discutidas em sala de aula e proporcionar momentos de aprendizado para o desenvolvimento integral dos estudantes.

Com o apoio da Direção do câmpus e da Coordenação do Curso, os alunos puderam visitar a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), o Museu de Medicina Veterinária da USP, a Bolsa de Valores (BM&FBovespa), a Bienal de São Paulo, além de vários pontos importantes da cidade.

Na Cetesb, os alunos conheceram profissionais químicos e seus laboratórios, além das pesquisas realizadas sobre a qualidade da água, do solo e do ar. A viagem contou com momentos de caminhada que proporcionaram discussões sobre a cidade, suas características e seus problemas, como no Vale do Anhangabaú.

Sul do estado

jaragua-visita1Já as 2ª e 3ª Fases do Curso Técnico em Química realizaram viagens de estudos às cidades de Criciúma e Capivari de Baixo nos dias 27 de setembro e 11 de outubro. Os alunos tiveram a oportunidade de discutir sobre a exploração e utilização do carvão mineral.

Na primeira parte dos dias, os alunos visitaram a Mina de Visitação Octávio Fontana, em Criciúma, onde puderam conhecer os aspectos culturais e químicos da exploração do carvão. Identificaram os impactos ambientais resultantes da extração do carvão, pesquisaram sobre a cultura dos trabalhadores das minas na região de Criciúma e também puderam verificar as mudanças tecnológicas ocorridas na extração do carvão durante os tempos.

Na segunda parte da viagem, os alunos conheceram a Tractebel – Usina Termoelétrica Jorge Lacerda, na cidade de Capivari de Baixo. Os estudantes puderam conhecer como o carvão mineral é utilizado para produzir energia elétrica.

jaragua-visita3A visita contou com uma palestra sobre o histórico da Usina, sobre a geração de energia elétrica através do carvão e sobre a importância do profissional técnico químico para a usina termoelétrica.

Segundo o professor Juliano Maritan, através das experiências obtidas e dos relatórios produzidos pelos estudantes, percebe-se que esta prática pedagógica contribui para o enriquecimento do aprendizado adquirido através dos bancos escolares e torna o conhecimento significativo para a vida dos discentes.

Tags: