2º JIFSC reúne estudantes de 16 câmpus em Florianópolis

8. novembro 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Caçador, Câmpus Canoinhas, Câmpus Chapecó, Câmpus Criciúma, Câmpus Florianópolis, Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Garopaba, Câmpus Gaspar, Câmpus Itajaí, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Câmpus Joinville, Câmpus Lages, Câmpus Palhoça Bilíngue, Câmpus São José, Câmpus São Miguel do Oeste, Câmpus Urupema, Campus Xanxerê, Eventos, Matérias

SONY DSCO 2º JIFSC – Jogos do Instituto Federal de Santa Catarina, realizado no Câmpus Florianópolis, reuniu cerca de 600 alunos de 16 câmpus que, além de competir, fizeram novas amizades e conheceram mais sobre a instituição em que estudam. Alguns já praticam esportes e até competem em nível nacional, como Eduardo Andrei Peters, do curso técnico integrado de Química do Câmpus Jaraguá do Sul, que foi quinto colocado no lançamento de martelo no campeonato brasileiro de atletismo para atletas de até 17 anos, realizado em junho, em Porto Alegre.

Como não há lançamento de martelo no JIFSC, Eduardo competiu no arremesso de peso e confirmou o favoritismo, ficando com o primeiro lugar na prova, repetindo o feito de 2012. Apesar de ser medalhista nos dois anos, o que o atrai no JIFSC é a “energia”. “A torcida é muito legal e traz uma energia bacana. Há também um contato grande com pessoas de outros câmpus”, comenta.

Os colegas Iago Róger Bedin, Rafael Mallmann, Leandro Müller e Luís Henrique Rabuscke, do curso técnico integrado de Agroindústria do Câmpus São Miguel do Oeste, encararam mais de 11 horas de viagem de ônibus até Florianópolis para participar do JIFSC. Eles integraram a equipe de futsal do câmpus e dizem que a vontade de jogar e de conhecer a Capital foram fatores que os motivaram a participar do evento. “Eu participei em 2012, mas neste ano está muito maior e mais organizado”, avalia Rafael.

SONY DSC

Quem participou pela primeira vez do JIFSC, surpreendeu-se com a quantidade de alunos e câmpus envolvidos. Foi o caso de Ketllyn Zanette, do segundo módulo do curso técnico de Informática do Câmpus Chapecó, que participou pela primeira vez do evento. “Não sabia que o IFSC tinha tantos câmpus”, comenta. Kettlyn participou do vôlei, do futsal, da corrida de 100m e do revezamento 4x100m. “Sempre gostei de esporte”, diz a estudante, que treinava futsal antes de ingressar no Câmpus Chapecó.

A integração com outros câmpus e a empolgação dos estudantes em participar do JIFSC foram pontos positivos do evento destacados pela professora Lenita Ana Biancheti Spliter, que coordenou a delegação do Câmpus Jaraguá do Sul. “Os alunos ficaram muito animados em participar. A gente percebe que há uma aproximação principalmente dos câmpus da mesma região”, diz. De Jaraguá do Sul, vieram 27 alunos-atletas para competir no futsal, atletismo e xadrez.

SONY DSCAnfitrião do JIFSC, o Câmpus Florianópolis preparou-se para receber os visitantes com melhorias na pista de atletismo, ginásio e fornecimento de bolas e redes, entre outras iniciativas para garantir uma boa estrutura para o evento. A professora Leatrice Pavan conta que servidores da Coordenadoria de Educação Física do câmpus trabalharam durante todo o dia no JIFSC. “Somos os anfitriões, então, quando as pessoas precisam de alguma coisa, recorrem a nós e temos que estar à disposição. Está sendo uma competição bem saudável, com participação de muitos alunos e uma integração e união muito grandes”, elogia a professora. O grande movimento de alunos de todo o Estado fez lembrar os tempo em que o câmpus – na época da Escola Técnica Federal de Santa Catarina – tinha jogos internos do qual participavam centenas de estudantes, segundo Leatrice, que está na instituição desde 1979.

Nos primeiros dois dias (7 e 8), as disputas do JIFSC foram para alunos dos cursos técnicos integrados. No sábado, dia 9, foi a vez dos estudantes dos demais cursos do IFSC. A próxima edição do Link Digital trará os resultados de cada modalidade. Confira fotos dos jogos na página do IFSC no Facebook.