Novembro azul

13. novembro 2013 | Escrito por | Categoria: Campus Xanxerê, Notas

novembroazul_xanxereO Câmpus Xanxerê aderiu ao movimento Novembro Azul, que pretende conscientizar os homens sobre a necessidade de se submeter a exames preventivos de câncer, principalmente o de próstata. Para lembrar aos alunos e servidores sobre a data, o câmpus decorou seu hall de entrada com balões azuis e informativos a respeito da prevenção e da doença.

Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) informam que no ano passado foram identificados mais de 60 mil novos casos de câncer de próstata no Brasil. O instituto considera câncer de próstata uma doença da terceira idade, porque cerca de três quartos dos casos no mundo surgem a partir dos 65 anos. A próstata é uma glândula presente apenas nos homens, localizado abaixo da bexiga. O câncer pode ser detectado inicialmente através do exame de toque, combinando com o resultado de um exame de sangue. Quando descoberto no início, cerca de 90% dos casos, são curáveis.

Em 17 de novembro, comemora-se o Dia do Combate ao Câncer de Próstata.