Avaliação de desempenho dos servidores é prorrogada até quarta-feira (20)
14. novembro 2013 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Caçador, Câmpus Canoinhas, Câmpus Chapecó, Câmpus Criciúma, Câmpus Florianópolis, Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Garopaba, Câmpus Gaspar, Câmpus Itajaí, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Câmpus Joinville, Câmpus Lages, Câmpus Palhoça Bilíngue, Câmpus São Carlos, Câmpus São José, Câmpus São Miguel do Oeste, Câmpus Tubarão, Câmpus Urupema, Campus Xanxerê, Gestão de Pessoas, MatériasFoi prorrogado até a próxima quarta-feira (20) o prazo para estudantes, professores e técnicos-administrativos realizarem a avaliação de desempenho dos servidores do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Os estudantes da instituição podem avaliar seus professores e os servidores devem realizar a avaliação de seus chefes, subordinados e também a autoavaliação.
Para avaliar seus professores, os alunos do IFSC devem acessar o site https://avaliacao.ifsc.edu.br, informar sua matrícula e sua data de nascimento e responder às questões disponíveis. Já os servidores devem acessar o módulo de “Pessoas” do Sistema DGP, ir ao menu “Minhas ações” e, em seguida, no submenu “Avaliação de desempenho”.
Segundo a presidente da Comissão Permanente de Avaliação de Desempenho, Maria dos Anjos Lopes Viella, é importante que os alunos participem do processo de avaliação. “Pelo menos 50% dos alunos de cada professor precisam avaliar o docente. A participação dos estudantes é muito importante para o processo de avaliação de desempenho”, diz.
Para os servidores, a participação no processo é obrigatória para a progressão. A avaliação dos docentes é composta pela avaliação dos estudantes, pela autoavaliação e pela avaliação da chefia. O docente pode acompanhar o resultado das avaliações feitas pelos discentes no link https://avaliacao.ifsc.edu.br/sadadmin/professor. “O professor deve entrar com sua matrícula Siape e verá quantos alunos ele tem, quanto o avaliaram e quantos afirmaram não ter aula com ele”, explica Maria dos Anjos.
Já a avaliação dos técnicos-administrativos é composta pela autoavaliação e pelas avaliações da chefia e dos subordinados (caso o TAE tenha cargo de chefia). “É fundamental que o servidor realize todas as avaliações que estiverem disponíveis para ele no Sistema DGP”, destaca Maria dos Anjos.
Servidores em estágio probatório
Os docentes e técnicos-administrativos que ainda estejam em estágio probatório também participam da avaliação de desempenho do IFSC. Eles também devem acessar o Sistema DGP e realizar as avaliações disponíveis, porém não receberão avaliação neste momento. “Isso ocorre porque a avaliação de desempenho no estágio probatório segue normas e períodos específicos”, lembra a presidente.
Fase de entrevistas
Para que seja finalizado o processo de avaliação de desempenho, as chefias deverão realizar a etapa de Entrevista junto aos servidores. Essa etapa, no entanto, fica disponível para as chefias somente após todas as avaliações serem concluídas (autoavaliação e avaliações discente, da chefia e dos subordinados, quando for o caso).
As chefias, então, deverão entrar em contato com os servidores e preencher, junto com o servidor, os aspectos relativos ao seu desempenho: pontos positivos, pontos negativos, o que está bom e o que precisa ser melhorado. “É isto o que contém o formulário referente à Entrevista. É o momento de dar ciência ao servidor sobre a sua avaliação de desempenho”, explica Maria dos Anjos.
Após a entrevista, o formulário desta etapa deve ser impresso, assinado e entregue na área de Gestão de Pessoas.
Dúvidas e problemas
Caso encontre problemas durante o preenchimento das avaliações ou tenha alguma dúvida referente ao processo, o servidor deve procurar a Coordenadoria de Gestão de Pessoas (CGP) do câmpus – ou, no caso dos servidores da Reitoria, a Coordenadoria de Capacitação e Avaliação da Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP).