Avaliação de desempenho dos servidores é prorrogada até quarta-feira (20)

14. novembro 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Caçador, Câmpus Canoinhas, Câmpus Chapecó, Câmpus Criciúma, Câmpus Florianópolis, Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Garopaba, Câmpus Gaspar, Câmpus Itajaí, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Câmpus Joinville, Câmpus Lages, Câmpus Palhoça Bilíngue, Câmpus São Carlos, Câmpus São José, Câmpus São Miguel do Oeste, Câmpus Tubarão, Câmpus Urupema, Campus Xanxerê, Gestão de Pessoas, Matérias

Foi prorrogado até a próxima quarta-feira (20) o prazo para estudantes, professores e técnicos-administrativos realizarem a avaliação de desempenho dos servidores do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Os estudantes da instituição podem avaliar seus professores e os servidores devem realizar a avaliação de seus chefes, subordinados e também a autoavaliação.

Para avaliar seus professores, os alunos do IFSC devem acessar o site https://avaliacao.ifsc.edu.br, informar sua matrícula e sua data de nascimento e responder às questões disponíveis. Já os servidores devem acessar o módulo de “Pessoas” do Sistema DGP, ir ao menu “Minhas ações” e, em seguida, no submenu “Avaliação de desempenho”.

Segundo a presidente da Comissão Permanente de Avaliação de Desempenho, Maria dos Anjos Lopes Viella, é importante que os alunos participem do processo de avaliação. “Pelo menos 50% dos alunos de cada professor precisam avaliar o docente. A participação dos estudantes é muito importante para o processo de avaliação de desempenho”, diz.

Para os servidores, a participação no processo é obrigatória para a progressão. A avaliação dos docentes é composta pela avaliação dos estudantes, pela autoavaliação e pela avaliação da chefia. O docente pode acompanhar o resultado das avaliações feitas pelos discentes no link https://avaliacao.ifsc.edu.br/sadadmin/professor. “O professor deve entrar com sua matrícula Siape e verá quantos alunos ele tem, quanto o avaliaram e quantos afirmaram não ter aula com ele”, explica Maria dos Anjos.

Já a avaliação dos técnicos-administrativos é composta pela autoavaliação e pelas avaliações da chefia e dos subordinados (caso o TAE tenha cargo de chefia). “É fundamental que o servidor realize todas as avaliações que estiverem disponíveis para ele no Sistema DGP”, destaca Maria dos Anjos.

Servidores em estágio probatório

Os docentes e técnicos-administrativos que ainda estejam em estágio probatório também participam da avaliação de desempenho do IFSC. Eles também devem acessar o Sistema DGP e realizar as avaliações disponíveis, porém não receberão avaliação neste momento. “Isso ocorre porque a avaliação de desempenho no estágio probatório segue normas e períodos específicos”, lembra a presidente.

Fase de entrevistas

Para que seja finalizado o processo de avaliação de desempenho, as chefias deverão realizar a etapa de Entrevista junto aos servidores. Essa etapa, no entanto, fica disponível para as chefias somente após todas as avaliações serem concluídas (autoavaliação e avaliações discente, da chefia e dos subordinados, quando for o caso).

As chefias, então, deverão entrar em contato com os servidores e preencher, junto com o servidor, os aspectos relativos ao seu desempenho: pontos positivos, pontos negativos, o que está bom e o que precisa ser melhorado. “É isto o que contém o formulário referente à Entrevista. É o momento de dar ciência ao servidor sobre a sua avaliação de desempenho”, explica Maria dos Anjos.

Após a entrevista, o formulário desta etapa deve ser impresso, assinado e entregue na área de Gestão de Pessoas.

Dúvidas e problemas

Caso encontre problemas durante o preenchimento das avaliações ou tenha alguma dúvida referente ao processo, o servidor deve procurar a Coordenadoria de Gestão de Pessoas (CGP) do câmpus – ou, no caso dos servidores da Reitoria, a Coordenadoria de Capacitação e Avaliação da Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP).