IFSC oferece oficinas na Marejada, em Itajaí

19. novembro 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Gaspar, Câmpus Itajaí, Eventos, Matérias

Os câmpus Itajaí e Gaspar do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) participam até 1º de dezembro do evento Marejada: Aventura pelos Mares do Mundo, por meio da oferta de oficinas para alunos do ensino fundamental de escolas da região. A participação do IFSC no evento começou na segunda-feira, dia 18, com a oficina “Robótica sustentável para iniciantes”, ministrada pelos professores Nilceu Novicki e Fernanda Isabel Marques Argoud, do Câmpus Itajaí.

Na oficina, os professores explicaram a estudantes da sexta série do ensino fundamental do Centro Educacional Cordeiros, do bairro Cordeiros, em Itajaí, a como montar um beetlebot, um pequeno robô simples, que evita obstáculos no chão, sem o uso de qualquer circuito integrado, usando material reciclado, principalmente itens que seriam descartados como lixo eletrônico.

Os dois motores que impulsionam o robô foram retirados de impressoras antigas e drivers de computador danificados. As pilhas, que fornecem a energia para os motores, foram colocadas em uma caixa feita de pedaços de papelão, papel alumínio e clipes de papel. As antenas foram feitas com fios de telefone. Para cobrir toda a estrutura foi usada a parte superior de um mouse, pintado em vermelho com círculos pretos, imitando uma joaninha. O único item comprado foram chaves microswitch, que fazem a mudança de trajetória do robô, ao custo R$ 0,60 cada.

“Tudo isso aqui iria para o lixo, poluindo ao ambiente, mas nós podemos reaproveitar esses materiais. Não é algo sofisticado. São todas coisas que se tem em casa”, comenta a professora Fernanda Argoud. “A ideia é despertar neles o interesse na robótica por meio de um equipamento que é fácil de construir”, completa o professor Nilceu Novicki. O professor Daniel Lohmann também participou da elaboração da oficina.

O uso dos materiais recicláveis explica-se pelo fato de o IFSC participar da “Vila da Sustentabilidade” dentro da Marejada: Aventura pelos Mares do Mundo, evento que vai receber cerca de 300 mil pessoas até 1º de dezembro, das quais 15 mil são crianças de escolas da região da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (Amfri).

O IFSC está instalado, junto com a ONG Instituto Excellence, em um estande de aproximadamente 100 metros quadrados no mezanino do Pavilhão da Marejada. Além das oficinas, que ocorrem das 14h às 17h, o IFSC também expõe trabalhos científicos, vídeo institucional e materiais informativos sobre o Câmpus Itajaí até o encerramento do evento, às 22h. Servidores do Câmpus Gaspar também vão ministrar oficinas no evento.

Confira fotos da primeira oficina oferecida pelo IFSC na Marejada: Aventura pelos Mares do Mundo.