Câmpus Caçador recebe palestra do SESC sobre saúde e bem-estar

20. novembro 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Caçador, Matérias

unnamed 03Os alunos e servidores do Câmpus Caçador assistiram, nos últimos dias 14 e 19, a palestra “Ferramentas para a Vitalidade”, ministrada pelo técnico de atividades de Lazer do SESC, Cristiano Cézar Dragër. Formado em Educação Física, Cristiano abordou assuntos como trabalho, lazer e os pilares do bem-estar, que envolvem os seguintes aspectos: relacionamento social, nutrição, atividade física, controle de estresse e comportamento preventivo.

O técnico do SESC salientou a importância do exercício para a saúde e o bem-estar físico, mental e social. “Fazer atividade física não é importante somente para a parte estética, mas para garantir boa mobilidade e independência no futuro”, disse Cristiano, explicando que muitos idosos ficam dependentes por falta de exercitar os músculos. Entre os benefícios da atividade física, Cristiano citou a capacidade aeróbica, a flexibilidade, a força, o equilíbrio, a coordenação motora e a resistência muscular. “Uma pessoa entre 18 e 64 anos deve praticar 150 minutos de atividade aeróbica moderada por semana”, explicou.

unnamed 01No final da palestra, a técnica de atividades de Saúde e Assistência do SESC, Gicerlei Candiago dos Santos, realizou testes de glicemia, verificação de pressão arterial e teste de bioimpedanciometria, que avalia a composição corporal, incluindo o percentual de gordura de cada indivíduo.

Para a responsável pela área de comunicação do Câmpus Caçador, professora Ana Carolina Rodriguez, a palestra foi excelente e garantiu aos alunos e servidores uma boa reflexão sobre a saúde. “Vitalidade é algo de que todos precisamos no dia a dia, e o pessoal do SESC fez um ótimo trabalho de orientação, tirando dúvidas e dando dicas importantes”, diz Ana Carolina.