Câmpus Florianópolis fará nova audiência sobre Plano Diretor

20. novembro 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis, Matérias

LOGO-PLANO-DIRETOR-ok-01A comissão permanente que está elaborando o Plano Diretor do Câmpus Florianópolis convida todos os alunos e servidores a participarem da segunda audiência pública sobre o tema. Será neste sábado (23), no Auditório. O projeto foi apresentado formalmente em junho deste ano, mas como houve questões não resolvidas, como uma possível mudança do câmpus para outra área da cidade no futuro, a comissão decidiu por uma nova apresentação e discussão, com votação de propostas.

Assim como ocorre nos municípios, o Plano Diretor do Câmpus Florianópolis será um instrumento estratégico para orientar o uso e ocupação do solo na área do câmpus, que ocupa um total de 49.480m² na avenida Mauro Ramos, centro de Florianópolis. O documento vai definir as diretrizes que nortearão o crescimento da estrutura física do câmpus, garantindo que o espaço físico permita o cumprimento das funções principais da instituição de desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão. Entre os aspectos a contemplar nesse planejamento estão, por exemplo, a garantia da mobilidade, acessibilidade e segurança, o desenvolvimento de projetos de sustentabilidade e a racionalização do uso da infraestrutura instalada, evitando sua sobrecarga e ociosidade.

A base para a elaboração da minuta apresentada em junho foi a consulta feita em 2012 a todos os departamentos acadêmicos, a respeito das necessidades futuras de espaço físico em função do crescimento no número de cursos e alunos. O resultado indicou que a área construída do câmpus precisaria acrescentar cerca de 22 mil m² aos atuais 25 mil m² em funcionamento, até o ano de 2032 – ou seja, seria necessário praticamente dobrar a área construída.

O zoneamento proposto no projeto prevê a divisão do câmpus em quatro setores: Área de Ensino (AE), Área Administrativa (AA), Área Comunitária (AC) e Área Verde (AV). Uma das diretrizes é restringir a circulação comum entre as funções de ensino, administrativa e comunitária, organizando melhor os setores em espaços destinados a cada uma dessas características. A ideia é que as atividades administrativas sejam instaladas nos locais mais próximos à avenida Mauro Ramos, enquanto as áreas de ensino e de convivência fiquem resguardados dos ruídos da avenida, mais no interior do terreno. A priorização de áreas de convívio e lazer sobre áreas de circulação de veículos é outro objetivo, além da modificação, já em estudo, do sistema de circulação de veículos no câmpus.

Confira aqui a Minuta do projeto do Plano Diretor do Câmpus Florianópolis