Câmpus Xanxerê adapta atividades a alunos de baixa visão

20. novembro 2013 | Escrito por | Categoria: Campus Xanxerê, Matérias

xanxere_aluno_baixa_visao_1Dois alunos com baixa visão estão recebendo apoio de tecnologias assistivas para participar das atividades do curso de qualificação em Desenhista Mecânico ofertado no Câmpus Xanxerê por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Básico e Emprego (Pronatec). Rudinei Felipe Kaefer, 16 anos, é cego de um olho e tem apenas 20% de visão no outro. Jean Carlos Siqueira, da mesma idade, tem 20% de visão nos dois olhos.

xanxere_aluno_baixa_visao_2Para que os estudantes consigam acompanhar as atividades com o programa SolidWorks, utilizado para fazer desenhos técnicos em 3D, uma lupa com iluminação própria foi adaptada à mesa dos rapazes. “O material didático também foi adaptado. Usamos folhas no tamanho A2, ao invés do tradicional A4”, descreve o professor Luiz Lemos Junior. A folha A2 tem tamanho equivalente a quatro folhas A4. Além disso, os estudantes utilizam os recursos de acessibilidade do sistema Windows e vão receber, nos próximos dias, monitores de 23 polegadas.

Tags: