Projeto do Câmpus Araranguá vai estimular ações de empreendedorismo

20. novembro 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Matérias, Reitoria

SONY DSCO projeto “Educação empreendedora no IFSC”, do Câmpus Araranguá, foi um dos selecionados no edital do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) voltado à educação empreendedora nas instituições de ensino superior. A assinatura da carta de intenções entre as duas instituições ocorreu em solenidade realizada nesta quarta-feira (19), no auditório do Sebrae de Florianópolis.

Com o projeto, as atividades de estímulo ao empreendedorismo no Câmpus Araranguá devem atingir cerca de 2 mil pessoas, entre alunos, ex-alunos e servidores. Entre os objetivos estão a oferta de cursos de extensão na área do empreendedorismo, como o Empretec – metodologia desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU) voltada ao desenvolvimento de empreendedeorismo e à identificação de novas oportunidades de negócios, já aplicada em 34 países e realizada no Brasil exclusivamente pelo Sebrae. A oferta da disciplina Negócio Certo Universitário, também desenvolvida pelo Sebrae, é outra das ações previstas, bem como ciclo de palestras, incentivo a pesquisas ligadas ao empreendedorismo e o desenvolvimento de uma cultura de empreendedorismo e cooperativismo na instituição.

As atividades serão realizadas ao longo de dois anos e o total de recursos investidos pelas duas instituições será de R$ 139.950,00, dos quais 30% correspondem à contrapartida do Câmpus Araranguá. De acordo com a coordenadora do projeto, Suzy Pascoali, as atividades serão uma oportunidade para superar a deficiência da instituição em ações e cursos de empreendedorismo, causadas principalmente em função da dificuldade na obtenção de recursos. “Nós não temos um histórico de cursos e disciplinas voltados ao empreendedorismo e cooperativismo no ensino superior das instituições do sul de Santa Catarina”, observa.

Com a execução do projeto, a intenção é reunir subsídios para a criação de uma incubadora multidisciplinar no Câmpus Araranguá, que ofereça consultoria e assessoria em gestão empresarial, além de suporte em gestão tecnológica e administrativa.

A carta de intenções entre IFSC e Sebrae ocorreu durante a solenidade de premiação do 6° Concurso Estadual Plano de Negócios Para Universitários, promovido pelo Sebrae para estimular a cultura do empreendedorismo, promover a prática do planejamento empresarial no meio acadêmico e despertar o interesse dos universitários para o planejamento dos negócios. O chefe do Departamento de Inovação e Relações Internacionais do IFSC, Luiz Henrique Castelan Carlson, assinou o documento ao lado do diretor técnico do Sebrae-SC, Anacleto Angelo Ortigara (foto). Além do IFSC, outras três instituições de ensino superior catarinenses foram selecionadas no edital. Em todo o país, foram 122 projetos inscritos e 95 aprovados.

Tags: ,