Câmpus Florianópolis fará vacinação gratuita contra Hepatite B

22. novembro 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis, Matérias

vacinação hepatiteA Coordenadoria de Saúde do Câmpus Florianópolis promove, no dia 2 de dezembro (segunda-feira) uma vacinação gratuita contra a Hepatite B, para servidores e alunos. A ação é em comemoração ao Dia Mundial de Combate à Aids, celebrado no dia 1º de dezembro.

Além da vacinação, haverá orientação sobre doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), HIV, Aids e distribuição de preservativos. A programação completa será divulgada na semana que vem.

Sobre a vacinação

A vacina contra a Hepatite B é realizada em três, com intervalo de um mês entre a primeira e a segunda dose, e de seis meses entre a primeira e a terceira dose. Para recebera a vacina no Câmpus, é preciso seguir as seguintes orientações:

• Ter idade até 49 anos;
• Alunos menores de idade devem apresentar autorização dos pais ou responsáveis (pegar autorização no Setor de Saúde) até dia 29 de novembro de 2013;
• Apresentar de preferência a carteira de vacinação, para averiguação de qual dose o servidor ou aluno precisa tomar;
• Caso não possua a carteira ou não saiba se já foi vacinado, o aluno ou servidor receberá a primeira dose no Câmpus; a segunda e a terceira doses serão no posto de saúde onde o servidor/aluno mora

Importante: a pessoa só apresentará imunidade contra a Hepatite B se completar corretamente as três doses da vacina.

Para que seja possível prever a quantidade de doses necessárias, é preciso que a pessoa interessada em receber a vacina encaminhe um email para saude.florianopolis@ifsc.edu.br até o dia 26 de novembro (terça). Só serão vacinados aqueles que enviarem o email de confirmação.

hepatiteMais sobre a hepatite:

A hepatite é uma inflamação do fígado, geralmente causada por vírus, mas que também pode ser provocada por abuso de consumo de bebida alcoólica e por reação indesejada de alguns medicamentos. É uma doença silenciosa que nem sempre apresenta sintomas, mas quando ela aparece, pode provocar cansaço, dor abdominal, fezes claras, pele e olhos amarelados, febre, tontura, enjoo ou vômitos e urina escura.

Os principais vírus causadores da hepatite são do tipo A, B, C, D e E. Esses vírus podem ser transmitidos de uma pessoa para outra e são muito resistentes, podendo viver durante horas ou dias em materiais com sangue e secreções.

Hepatite A: é transmitida pela ingestão de água ou alimentos contaminados por ezes de pessoas infectadas pelo vírus. Para prevenir, é importante ter hábitos de higiene como: lavar as mãos após usar os banheiro, antes de preparar alimentos e antes de se alimentar; lavar bem os alimentos crus e deixá-los mergulhados por 30 minutos em uma solução preparada com duas gotas de hipoclorito de sódio a 2,5% diluídas em um litro de água tratada; cozinhar muito bem mariscos e outros frutos do mar. A vacina contra a hepatite A é indicada para portadores crônicos de hepatites B e C, menores de 13 anos com HIV/Aids e outros casos, conforme orientação do Ministério da Saúde.

Hepatite B: é transmitida pelo sangue e/ou nas relações sexuais sem preservativo. É possível pegar a doença por meio de compartilhamento de objetos como agulhas e seringas, lâminas de barbear, materiais cirúrgicos e odontológicos e materiais de manicure sem adequada esterilização ou por meio de materiais para confecção de tatuagens e colocação de piercings. A gestante portadora do vírus da hepatite B pode transmitir para o seu bebê, por isso a importância do teste de hepatite e vacinação na gestação. Todo recém-nascido deve tomar a primeira dose da vacina contra hepatite B ao nascer.

Hepatite C: é transmitida pelo sangue, uso de drogas com compartilhamento de seringas, agulhas e canudos de inalação e materiais perfurocortantes contaminados. Quem recebeu a transfusão de sangue e/ou hemoderivados antes de 1993 deve fazer o teste. A transmissão sexual é menos frequente.