Pronatec realiza reunião de avaliação
22. novembro 2013 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Caçador, Câmpus Canoinhas, Câmpus Chapecó, Câmpus Criciúma, Câmpus Florianópolis, Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Garopaba, Câmpus Gaspar, Câmpus Itajaí, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Câmpus Joinville, Câmpus Lages, Câmpus Palhoça Bilíngue, Câmpus São Carlos, Câmpus São José, Câmpus São Miguel do Oeste, Câmpus Tubarão, Câmpus Urupema, Campus Xanxerê, Governo Federal, MatériasNos dias 18 e 19 de novembro, estiveram reunidos na Reitoria os coordenadores do Pronatec no IFSC para realizarem uma reunião de avaliação das atividades de 2013 e planejarem o ano de 2014. A avaliação geral é positiva, com a compreensão dos objetivos do programa e da sua dinâmica, alcançando cerca de 4 mil matrículas. Também foram identificadas questões a serem melhoradas, mas o resultado final é de satisfação com o trabalho.
Para Alessandra Espíndola, coordenadora-geral do Pronatec “em 2013, por meio do Pronatec, o IFSC está alcançando 58 municípios e nossos coordenadores concluíram que o programa está ajudando a tornar o Instituto conhecido nas regiões ao redor do câmpus. Além disso, as parcerias com as prefeituras e com outros demandantes está sendo um ganho para a instituição. Também planejamos para 2014 intensificar as ações pedagógicas de inclusão e permanência do aluno, incentivando que eles retornem ao Instituto após a conclusão de um curso FIC, continuando assim seus estudos.”
As questões administrativas, orçamentárias e financeiras também foram debatidas na reunião. Segundo Maria Alice Sens Brezinski, coordenadora adjunta na Reitoria, “2013 foi um ano chave para a implantação do programa no IFSC, com o estabelecimento de regras que nortearam o trabalho e definiram fluxos e procedimentos para as atividades e para a relação entre os câmpus e a Reitoria”.
Outro assunto abordado foi a inclusão da oferta do programa Mulheres Mil no Pronatec a partir de 2014. A expectativa com essa inclusão é que o Pronatec incorpore os bons resultados já alcançados com o Mulheres Mil, mantendo a metodologia do programa otimizando sua oferta.
A equipe também participou da reunião do Colégio de Dirigentes na tarde de segunda-feira, onde foram abordados, entre outros assuntos, a oferta de cursos e a validação da pactuação para 2014, a apresentação do programa em 2013 e a avaliação geral do Pronatec no IFSC.
A reitora do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider, avaliou positivamente a atuação do programa na instituição. “O IFSC se apropriou mais do programa e agora ele está institucionalizado, o que permite uma maior efetividade e um maior alcance de nosso público. Com a institucionalização também é possível criar mais parcerias, que no ano que vem devem ser ampliadas e melhoradas”.
Para o ano de 2014, estão previstos cinco novos cursos técnicos ainda no primeiro semestre. O primeiro curso técnico ofertado pelo Pronatec no IFSC foi o de Agropecuária, que iniciou em outubro na cidade de Caibi, ofertado pelo Câmpus São Miguel do Oeste.