IFSC conquista 14 medalhas nos Jogos dos Institutos Federais

25. novembro 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Chapecó, Câmpus Criciúma, Câmpus Florianópolis, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Joinville, Câmpus São José, Câmpus São Miguel do Oeste, Eventos, Matérias

O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) conquistou 14 medalhas nos Jogos Brasileiros dos Institutos Federais (JIFs), realizados entre os dias 16 e 22 de novembro, em Foz do Iguaçu (PR). Foram duas medalhas de ouro, quatro de prata e oito bronze, além de dois recordes dos JIFs quebrados por estudantes do IFSC.

As duas medalhas de outro vieram no arremesso de peso masculino (Eduardo Andrei Peters, do Câmpus Jaraguá do Sul) e no salto triplo feminino (Kettlyn Pâmela Daniel Zanette, do Câmpus Chapecó). Os dois bateram os recordes dos JIFs em suas modalidades.

As quatro medalhas de prata do IFSC vieram da natação. No feminino, Tainara Voit, do Câmpus Joinville, foi medalhista nos 50m livre, 50m borboleta e 100m peito. Já no masculino, Johan Vieira, do Câmpus Florianópolis, ficou em segundo nos 100m peito.

Os oito bronzes do IFSC foram conquistados em seis modalidades diferentes: arremesso de disco masculino (Eduardo Peters), 5.000m metros masculino (André Becker, do Câmpus São Miguel do Oeste), natação masculino (Johan Vieira nos 50m peito; Ricardo Schons, do Câmpus Florianópolis, nos 100m costas), tênis de mesa de duplas masculino (Gabriel e Jhonata, do Câmpus Criciúma), revezamento 4x400m feminino (Eduarda Antunes Lins de Lima, Andrezza Pereira Simoni, Kettlyn Pâmela Daniel Zanette e Júlia Pinho Mallmann, do Câmpus Chapecó) e xadrez feminino (Mariani Nazário, Ariana Rodrigues – ambas do Câmpus Criciúma – e Débora de Souza – do Câmpus Joinville).

O IFSC participou dos JIFs com 45 alunos e cinco professores dos câmpus Araranguá, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Jaraguá do Sul, Joinville, São José e São Miguel do Oeste. As modalidades que o Instituto Federal de Santa Catarina disputou foram xadrez feminino, tênis de mesa masculino, atletismo (masculino e feminino), natação (masculino e feminino), futebol de campo (masculino), vôlei (masculino) e vôlei de areia (masculino).

O professor Paulo Henrique dos Santos da Fonseca, do Câmpus Itajaí, chefe da delegação e também técnico do xadrez e do tênis de mesa, avalia como ótima a participação do IFSC nos JIFs. “Quebramos dois recordes nacionais e também houve aumento de medalhas, em comparação com 2010, quando conquistamos três medalhas. Foi bacana, ainda oportunizar aos alunos o contato com pessoas de todo o País e mesmo de outros câmpus do IFSC”, comenta.

Além de Paulo Henrique, também acompanharam a delegação os professores Éder Ferrari (Câmpus Chapecó, técnico do atletismo), Aurineider Marcelino da Silva (Câmpus Florianópolis, técnica da natação), Juliano Daniel Boscatto (Câmpus São Miguel do Oeste, técnico do futebol) e Leandro Augusto Romansini (Câmpus Joinville, técnico do vôlei e do vôlei de areia).

Mais de mil estudantes de 35 instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica participaram dos JIFs ,promovidos pelo Ministério da Educação (MEC) por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), com a realização do Instituto Federal do Paraná (IFPR) e do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e apoio da Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu.

Confira abaixo as medalhas conquistadas pelo IFSC. Veja fotos da participação do IFSC nos JIFs na nossa página no Facebook.

Ouro

– Arremesso de peso masculino (Eduardo Andrei Peters, Câmpus Jaraguá do Sul)

– Salto triplo feminino (Kettlyn Pâmela Daniel Zanette, Câmpus Chapecó)

Prata