Inscrições para programas de intercâmbio terminam nesta sexta

26. novembro 2013 | Escrito por | Categoria: Governo Federal, Matérias

Termina nesta sexta-feira, 29 de novembro, o prazo para inscrições nos programas de intercâmbio que o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) oferece aos alunos. Um deles é o Programa de Cooperação Internacional para Intercâmbio de Estudantes do IFSC (Propicie), voltado para alunos de cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação. Os alunos dos cursos de graduação ainda têm outra opção: é o programa do Governo Federal Ciência sem Fronteiras, que recebe inscrições para intercâmbio em 20 países.

Para participar da seleção do Propicie, os interessados devem escolher três dos projetos de pesquisa de instituições estrangeiras descritos nos anexos dos editais. Para os alunos de cursos técnicos, há possibilidade de atuação em Portugal e na Alemanha. Já os estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação têm opções em universidades de Portugal, Alemanha, Espanha e Áustria. Em todos os casos, é obrigatório que os alunos sejam brasileiros, maiores de 18 anos e regularmente matriculados em cursos técnicos, de graduação ou de pós-graduação do IFSC. A comprovação de proficiência em língua inglesa também é obrigatória.

Para mais informações sobre o Propicie, clique aqui.

Já para se candidatar a uma vaga pelo Ciência sem Fronteiras, o aluno deve estar regularmente matriculado em curso de nível superior nas áreas e temas indicados em cada chamada, ter nacionalidade brasileira e ter cursado no mínimo 20% e no máximo 90% do currículo previsto para seu curso no momento do início previsto da viagem de estudos. A partir de agora, também está sendo exigida uma nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) igual ou superior a 600 pontos em exames realizados a partir de 2009. O candidato ainda deve apresentar perfil de aluno de excelência, baseado no bom desempenho acadêmico segundo critérios da sua instituição de ensino, e comprovar proficiência no idioma exigido na chamada para a qual deseja se candidatar.

Para mais informações sobre o Ciência sem Fronteiras, clique aqui.

Tags: