Seminário discute novas diretrizes para os cursos de licenciatura do IFSC

26. novembro 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus São José, Eventos, Gestão, Matérias

SONY DSCNos dias 21 e 22 de novembro, cerca de 35 professores que atuam diretamente nos cursos de licenciatura do IFSC se reuniram em Florianópolis a fim de discutir novas diretrizes para os cursos. O grupo será responsável pela elaboração de uma proposta que será levada a debate em 2014. O encontro foi coordenado pela pró-reitora de Ensino, Daniela de Carvalho Carrelas, e pelo diretor de Desenvolvimento do Ensino, Paulo Wollinger.

Na abertura do evento, a reitora do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider, ressaltou que a oferta de licenciaturas e outros cursos voltados para a capacitação de professores vai além da exigência legal. “Nosso desafio não é só cumprir os 20% previstos na legislação; nosso desafio é a formação de educadores motivados para atuar na educação básica e, principalmente, de que formas podemos fazer isso”, disse.

SONY DSCMaria Clara também ressaltou que existe uma defasagem muito grande de professores, principalmente nas área de Química, Física, Biologia e Matemática. “Estamos há cerca de cinco anos ofertando cursos de licenciatura e é uma angústia muito grande a baixa procura por esses cursos. Sabemos que a valorização dos professores é um dos motivos, mas acredito que somos parte importante na solução desse problema, por meio da formação continuada desses profissionais”, analisa a reitora.

Um dos pontos levantados pelos participantes é que geralmente quem procura por esses cursos é porque já atua na área. E, muitas vezes, o professor não tem disponibilidade para estudar quatro horas por dia para fazer um curso presencial. Por isso, é necessário buscar novas formas de oferta.

Um grupo técnico, formado por seis professores, será responsável por apresentar uma nova proposta de diretrizes para os cursos de licenciatura do IFSC, baseados nas linhas gerais levantadas e debatidas durante o encontro. A proposta deve ser concluída em março de 2014, quando o documento será disponibilizado para consulta pública.

Tags: ,

Os comenários não estão permitidos.