Estudantes planejam primeiro laboratório de fabricação digital profissional de SC

27. novembro 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis, Matérias

leticia_claudiaVocê sabe o que é um Fab Lab? Imagine um local que forneça toda a estrutura e os materiais necessários onde as pessoas possam tirar suas ideias do papel. É pensando nisso que Letícia Jorge e Cláudia Bär desenvolvem o projeto Fab Lab Floripa. Letícia é formanda e Cláudia é egressa do curso de Design de Produto do Câmpus Florianópolis do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

Os Fab Labs são uma rede global de laboratórios que fornecem à comunidade local acesso à ferramentas de fabricação digital (impressoras 3D, fresadoras, máquinas de corte a laser e eletrônicos). Hoje já existem mais de 200 Fab Labs no mundo. No Brasil, existem apenas dois em funcionamento (o Fab Lab SP e o Garagem Fab Lab) e muitos outros sendo projetados em cidades como Recife, Porto Alegre e Rio de Janeiro. Em Santa Catarina, já existe uma rede de laboratórios de prototipagem rápida (a Pronto 3D), voltada ao ensino em parceria com algumas universidades. “Futuramente estes laboratórios farão parte da rede Fab Lab também. Contudo, por seguirem as veias acadêmicas, possuem um modelo diferente do que queremos implementar”, explica Letícia.

A ideia delas é implementar o primeiro laboratório de fabricação digital profissional do estado, voltado não só para estudantes, como também para profissionais empreendedores, amadores, empresas e entusiastas. Diferente dos outros modelos (o acadêmico e o social), os Fab Labs profissionais dependem de investimentos privados e possuem um perfil mais independente, buscando equilíbrio financeiro através da oferta de serviços. Letícia conta que a ideia é receber pessoas de diferentes áreas, construindo um ambiente multidisciplinar para o compartilhamento de ideias e criação colaborativa. “Se você tiver uma ideia ou um projeto na gaveta que nunca teve espaço, recursos, ferramentas ou até mesmo conhecimento para tirá-lo do papel, o Fab Lab terá a estrutura para você realizar isso”, explica.

O começo

Foi durante a leitura de um livro sobre cultura maker que Cláudia ficou sabendo sobre a rede Fab Lab e buscou mais informações. Como faz mestrado em Design e Inovação, Cláudia viu a possibilidade de implementar um Fab Lab em Santa Catarina, na região de Florianópolis. Foi então que ela inscreveu o projeto no Social Good Brasil Lab, ficando entre os 15 selecionados para um laboratório de ideias.

Por meio da troca de ideias e experiências, Cláudia chamou a amiga Letícia – que estava voltando de um intercâmbio no Canadá pelo Ciência sem Fronteiras – para ser sua parceira no projeto. “Entramos em contato com a Associação Fab Lab Brasil e de lá para cá trocamos muitas ideias! A Heloisa Neves, diretora executiva da associação, e todo o pessoal da rede brasileira tem nos dado muito apoio e orientação, assim como a equipe do Social Good Brasil”, conta Letícia.

Espaço físico

Um Fab Lab é um local onde se pode produzir quase de tudo. Hoje em dia, com o desenvolvimento de tecnologias de fabricação digital, esses recursos vêm se tornando cada vez mais acessíveis, possibilitando o desenvolvimento dos mais variados produtos, desde o setor têxtil à produtos médicos.

fab_lab_floripaPara atender às suas ofertas, o Fab Lab necessita de um espaço físico. No momento, o Fab Lab Floripa está em fase de estruturação do projeto e em busca de parceiros e investidores. “Nossa meta é, se possível, ter o Fab Lab materializado até o segundo semestre de 2014”, revela Letícia. Além da viabilização do espaço físico, o projeto também prevê a realização de oficinas que, além de serem uma fonte de recursos para investimento nos equipamentos, são também uma forma de movimentar a comunidade local para conscientizá-la sobre a rede Fab Lab e todo o seu universo.

“Como designers, acreditamos muito no potencial criativo de Santa Catarina. De um lado temos indústrias e empresas que buscam destaque no mercado e por isso investem em inovação. Do outro, estudantes e profissionais autônomos com projetos independentes incríveis e muita vontade de colocar a mão na massa. Então sempre nos perguntamos como poderíamos unir estes dois interesses”, conclui Letícia.

Workshop

No próximo sábado, 30 de novembro, o Fab Lab Floripa realiza seu primeiro workshop: Ideação – oficina de produtos express, que irá combinar ferramentas de criatividade e de design thinking. Não é necessário ter nenhum conhecimento prévio nessas áreas para participar. “Basta ter alguma ideia engavetada, vontade de aprender e de fazer acontecer!”, esclarece Letícia.

A atividade será realizada das 9h às 15h, no Centro de Apoio à Inovação Social (CAIS), em Florianópolis. As inscrições podem ser feitas até o dia 29 de novembro. As inscrições podem ser feitas clicando aqui.

Para mais informações sobre o Fab Lab Floripa, acesse a fanpage do projeto no Facebook. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail fablabfloripa@gmail.com.

Foto: Lucas Bittencourt Muller

Tags: ,