Alunos do Câmpus GW recebem menção honrosa no Prêmio Ciser de Inovação

29. novembro 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Matérias

gw-premio ciserDois projetos do Câmpus Geraldo Werninghaus do IFSC conquistaram menção honrosa no Prêmio Ciser de Inovação. O resultado foi divulgado na última quinta-feira (28). Valnei Kohlrausch e Hione Cleder Wavrzynczak participaram com o projeto “Fixador Versátil no Tools”, e Jairo Nunes dos Santos e Joacir Luiz Kreis, com o projeto “Abraçadeira Manual de Aperto Central”. Todos são do curso superior de tecnologia em Fabricação Mecânica.

Nesta edição, o prêmio recebeu 133 inscrições de 10 estados brasileiros com propostas de novos produtos e aplicações para sistemas de fixação. O professor Edson Maciel Teixeira, que orientou os trabalhos, afirmou estar muito satisfeito com o resultado, que “deverá abrir portas para outros projetos e para uma maior participação na 5ª edição do prêmio”.

Ele destaca ainda que os alunos foram os únicos representantes de Santa Catarina na categoria curso Superior, Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado.

Sem ferramentas

No projeto “Fixador Versátil no Tools”, Valnei e Hione desenvolveram um fixador que substitui o conjunto bucha/parafuso na fixação de quadros, relógios de parede e outros objetos em ambientes residenciais.

Já os alunos Jairo e Joacir desenvolveram uma abraçadeira para mangueiras de uso comum que permite seu aperto de forma mais segura e rápida, sem o uso de ferramentas.

O Prêmio Ciser de Inovação Tecnológica foi lançado em 2008 com o objetivo de identificar e reconhecer jovens talentos e aproximar o meio acadêmico do mercado. Segundo a organização do evento, essa iniciativa, pioneira no Brasil, alia a troca de experiências ao incentivo à pesquisa, inovação e criatividade.

Tags: