Alunos do IFSC são premiados na Olimpíada Catarinense de Química

29. novembro 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Gaspar, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Matérias

jaragua-olimpiada quimicaTrinta e três alunos do curso técnico integrado de Química dos câmpus Jaraguá do Sul e Gaspar foram premiados na IX Olimpíada Catarinense de Química. Ao todo, foram três medalhas de prata e nove de bronze, além de várias menções honrosas.

O professor Juliano Maritan Amâncio foi quem inscreveu alunos do Câmpus Jaraguá do Sul – cerca de 180 ao todo. “Destes, 43 passaram para a segunda fase e mais da metade foi premiada. Um resultado muito positivo que mostra que os alunos que se dedicam já começam a colher os frutos. E com certeza isso servirá de estímulo para todos os estudantes e também para os anos seguintes”, afirma.

Um dos premiados com a medalha de prata foi a aluna Jéssica Reichert, do 4º módulo. Ela conta que desde o Ensino Fundamental se interessava pela disciplina. “É algo que atende as minhas curiosidades. Gosto muito de estudar, mas fiquei surpresa com o resultado”, diz. Além da medalha, Jéssica também foi bastante questionadora: entrou com recurso e conseguiu anular três questões da prova.

De acordo com o professor Juliano, o resultado na Olimpíada é fruto do ritmo de estudo dos alunos. “Por ser um curso direcionado a Química, claro que tem uma carga maior da disciplina, mas acredito que isso é fruto principalmente da dedicação deles”, afirma. Juliano cita ainda outro diferencial: desde a primeira fase do curso os alunos se envolvem com projetos de pesquisa, o que permite a aplicação dos conhecimentos nas áreas de meio ambiente, saúde e indústria.

Representando o Câmpus Gaspar, Ariel Nocoletti Postai, de 16 anos, conquistou uma medalha de bronze. O estudante nunca havia participado de uma Olimpíada e diz que ficou surpreso com a colocação. “Eu decidi me inscrever para ver qual seria minha pontuação, como um desafio. Não esperava ser premiado, fiquei surpreso”, revela Ariel. Com o sonho de se formar e seguir a profissão de engenheiro químico, o aluno teve o apoio dos professores do IFSC na preparação para as provas.

A premiação será realizada na próxima quarta-feira, dia 4, em Tubarão.

Confira os alunos premiados:

Câmpus Jaraguá do Sul

Medalha de prata