Câmpus Florianópolis tem programação especial para o Dia Nacional de Astronomia

29. novembro 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis, Eventos, Matérias

Apesar de ainda não estar oficializado como lei, o dia 2 de dezembro já é considerado o Dia Nacional da Astronomia. Por isso, o Núcleo de Estudo e Observação Astronômica José Brazilício de Souza (NEOA – JBS), do Câmpus Florianópolis, celebrará a data com duas palestras. A programação do evento também inclui o lançamento do 13º Didascálico e a observação astronômica no pátio do câmpus.

Desde 1984, as associações, planetários e clubes de astronomia amadora no Brasil adotam o dia 2 de dezembro como referência para comemoração do Dia da Astronomia. Esta data é uma homenagem a data de nascimento de D. Pedro II, considerado o patrono da astronomia no Brasil.

Atualmente tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei nº 5.931, de 2009, com o objetivo de instituir definitivamente o Dia Nacional da Astronomia em 2 de dezembro. No Rio de Janeiro o dia 2 de dezembro já é considerado pela Lei nº 4.835 como o Dia do Astrônomo.

Didascálico

Astronomia e arte podem não parecer necessariamente relacionados à primeira vista, mas basta pensar um pouquinho nas obras de grandes artistas para lembrar que o céu, as estrelas e astros são, desde sempre, motivo de inspiração para criar. Por isso, a Comissão Organizadora do 13º Didascálico – Mostra de Arte e Cultura, com o apoio do Núcleo, definiu como tema para o evento de 2014 “Espaço e tempo: entre o céu e a arte”.

Programe-se

17h30 – Contextualização do Dia Nacional de Astronomia – Alexandre Amorim (membro da REA e coordenador de observação do NEOA-JBS) – Sala de Multimídia da Eletrônica
18h – O céu e a arte: Vincent van Gogh – Prof. Marcos Neves (Coordenador geral do projeto de extensão “Ora direis ouvir estrelas!” e do NEOA-JBS) – Sala de Multimídia da Eletrônica
18h30 – Lançamento do 13º Didascálico – auditório do Câmpus
19h – Observação astronômica* – pátio
20h30 – Encerramento das observações

* Em caso de céu nublado ou parcialmente nublado as observações serão suspensas.

Tags: ,

Os comenários não estão permitidos.