IFSC é destaque em ações pelos Objetivos do Milênio
29. novembro 2013 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Caçador, Câmpus Canoinhas, Câmpus Chapecó, Câmpus Criciúma, Câmpus Florianópolis, Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Garopaba, Câmpus Gaspar, Câmpus Itajaí, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Câmpus Joinville, Câmpus Lages, Câmpus Palhoça Bilíngue, Câmpus São José, Câmpus São Miguel do Oeste, Câmpus Urupema, Campus Xanxerê, Matérias, ReitoriaO Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) recebe na próxima quarta-feira (4 de dezembro) a Certificação ODM 2013, como reconhecimento da efetividade das ações desenvolvidas pela instituição para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). A solenidade será realizada no Plenarinho da Assembleia Legislativa, em Florianópolis.
Única instituição pública federal de educação entre os apoiadores catarinenses dos ODM, o IFSC definiu a busca pela certificação como prioridade para o ano de 2013. De acordo com o coordenador de Articulação de Políticas Sociais da instituição, Douglas Juliani, o IFSC assinou o termo de adesão ao movimento em março de 2012, no qual estão descritos os itens que devem ser cumpridos para o alcance dos objetivos – e, por extensão, para a certificação. A instituição compromete-se, por exemplo, a considerar os ODM como ação institucional, a incentivar outras instituições a contribuírem para os objetivos e a disseminá-los entre a população em geral.
Para obter o reconhecimento, foi encaminhado à comissão do Movimento Nós Podemos Santa Catarina relatório detalhando todas as ações desenvolvidas pelo IFSC que contribuem para o cumprimento dos ODM – como o programa Mulheres Mil (foto acima) e projetos de extensão em diversas áreas, além da atividade fim da instituição, que é o ensino. “De fato, o IFSC tem sido um grande parceiro do movimento, com ações como a criação de comitês locais que trabalhem com foco nos oito objetivos”, afirma Juliani.
Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio foram lançados pela Organização das Nações Unidas em 2000 e listam uma série de desafios a serem superados no mundo até 2015: 1) Acabar com a fome e a miséria; 2) Educação básica de qualidade para todos; 3) Igualdade entre sexos e valorização da mulher; 4) Reduzir a mortalidade infantil; 5) Melhorar a saúde das gestantes; 6) Combater a aids, a malária e outras doenças; 7) Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente; 8) Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento. No total, 191 países assinaram a chamada Declaração do Milênio, que apresenta cada objetivo em detalhes e define metas a serem cumpridas. Com a proximidade da “expiração” dos ODM, em 2014 serão definidos os objetivos de desenvolvimento sustentável. “No caso dos ODM, o foco é social e muitas metas já foram cumpridas. Por isso, a partir de 2015 a discussão tem sido para que as metas globais tenham mais ênfase na sustentabilidade”, explica Juliani.
Em Santa Catarina, a congregação das atividades em torno do cumprimento dos ODM é feita pela seccional local da entidade Nós Podemos – Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade. Mais de 60 instituições públicas e privadas são apoiadoras da iniciativa no estado. No ano passado, seis instituições receberam a certificação em Santa Catarina.