Bancada Federal apoiará projetos do IFSC

4. dezembro 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Caçador, Câmpus Canoinhas, Câmpus Chapecó, Câmpus Criciúma, Câmpus Florianópolis, Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Garopaba, Câmpus Gaspar, Câmpus Itajaí, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Câmpus Joinville, Câmpus Lages, Câmpus Palhoça Bilíngue, Câmpus São Carlos, Câmpus São José, Câmpus São Miguel do Oeste, Câmpus Tubarão, Câmpus Urupema, Campus Xanxerê, Gestão, Governo Federal, Matérias, Reitoria

Pela primeira vez , o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) receberá apoio financeiro da Bancada Parlamentar Catarinense, formado por senadores e deputados federais do estado. O atendimento à solicitação do IFSC foi confirmado após a apresentação da reitora Maria Clara Kascny Schneider na semana passada em Brasília. A estimativa é que sejam concedidos R$ 50 milhões por meio de emendas parlamentares.

A vinda da verba ainda depende da liberação do Governo Federal. Mesmo assim, a reitora do IFSC está otimista. “As emendas agora vão para a Comissão Mista do Orçamento que pode adequar os valores conforme questões técnicas, mas, em principio, estamos garantidos pela proposta de apoio à nossa instituição. É claro que, depois disso, ainda temos que garantir a liberação dos recursos efetivamente, de modo que ainda temos mais etapas para vencer”, explica.

As emendas feitas são propostas ao Orçamento em que os parlamentares podem ajudar a decidir parte da destinação de recursos públicos. É a primeira vez que o IFSC receberá emendas da bancada federal – que são coletivas, de autoria dos deputados e senadores de cada Estado ou região. Segundo Maria Clara, em anos anteriores, principalmente para possibilitar a sua expansão, o IFSC recebeu emendas individuais. “Esse apoio coletivo mostra a importância do IFSC para a nossa sociedade e para avançarmos mais rapidamente como necessita nossa população”, destaca.

Projetos previstos

Na lista de projetos que serão viabilizados com a vinda desses recursos, junto com a contrapartida institucional, estão um Restaurante Estudantil para o Câmpus Florianópolis, a reforma e ampliação do Câmpus Joinville, além da construção de quadras cobertas para os câmpus Araranguá, Caçador, Canoinhas, Chapecó, Criciúma, Gaspar, Lages, São Miguel do Oeste, Tubarão e Urupema. Também serão construídos ginásios para os câmpus Jaraguá do Sul, Joinville e Geraldo Werninghaus e auditórios nos câmpus Araranguá, Caçador, Chapecó, Garopaba, Geraldo Werninghaus, Palhoça Bilíngue, Tubarão e Urupema.

Os recursos também devem ser utilizados nas obras do Câmpus Itajaí e na implantação do Câmpus Avançado São Lourenço do Oeste – que ainda depende da aprovação do MEC para de fato ser executada. A reitora do IFSC explica ainda que parte dos recursos serão destinados ao Instituto Federal Catarinense (IFC). “Temos um acordo com o IFC, tendo em vista nossa parceria e fortalecimento da educação profissional”, conta.

Para Maria Clara, o fator que contribuiu para esse apoio parlamentar foi o conjunto dos projetos, uma vez que uma emenda para o IFSC beneficiará todo o estado. “Nossa articulação foi feita não pensando em solicitações isoladas e pontuais, mas sim em uma atuação em rede, uma vez que somos uma só instituição. Essa visão coletiva e solidária só nos fortalece e nos faz crescer mais rápido, atendendo as demandas e necessidades de todos os nossos estudantes”, reforça.