IFSC conquista 12 medalhas na Olimpíada Brasileira de Matemática

5. dezembro 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Florianópolis, Câmpus Gaspar, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Joinville, Câmpus São José, Matérias

olimpiadaDoze alunos do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) conquistaram medalhas na 9ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep 2013). Ao todo, foram uma medalha de ouro, quatro de prata e sete de bronze. Além dos medalhistas, 64 alunos do IFSC receberam menções honrosas.

joinville-gabriellaA aluna Gabriella Maria Radke Chaves (foto), do IFSC Câmpus Joinville, ganhou a única medalha de ouro do IFSC. Ela foi classificada com a 34ª melhor nota entre os estudantes do Ensino Médio de todo país. “Fiquei um pouco surpresa. Lembro que quando fiz a prova achei que não tinha acertado muitas questões. Uma que era até fácil, esqueci a fórmula e acabei usando derivadas. Bem mais complicado, mas deu certo”, comemora. Esta é a quarta medalha que Gabriella conquista na Obmep – a segunda de ouro. “Participo desde a 5ª série, na época nem sabia que era uma olimpíada”, afirma a veterana.

Do IFSC Câmpus Florianópolis, Airton José Schmitt Júnior, que conquistou uma medalha de prata, afirma que as olimpíadas melhoram a concentração e aumentam o interesse na disciplina, muito importante em diversas áreas de conhecimento. “O aluno, além de gostar de matemática, deve ser estimulado a continuar e persistir nessas competições, pois elas possuem uma grande importância na vida acadêmica”, disse Airton, que recentemente também recebeu menção honrosa nas Olimpíadas Regionais de Matemática de Santa Catarina.

bruno_araBruno Machado Pacheco (foto), do IFSC Câmpus Araranguá, conta que ficou surpreso com a medalha de bronze. “Eu almejava receber uma menção honrosa. Quando terminei a prova, me senti um tanto satisfeito, afinal, eu só havia estudado por conta própria e consegui resolver a maioria das questões. Ainda assim, ano que vem pretendo me dedicar mais para conseguir uma posição melhor”, planeja. Aos 16 anos, ele já tinha participado da competição no ano passado. Neste ano, ele e o colega Fernando Dias organizaram um clube de matemática no câmpus – com o auxílio e incentivo do professor Mateus Teixeira – para ajudar os colegas que passaram da primeira etapa a estudar para a segunda fase.

Confira abaixo a lista de todos os medalhistas do IFSC:

Medalha de ouro:
Gabriella Maria Radke Chaves – IFSC Câmpus Joinville

Medalhas de prata:
Airton Jose Schmitt Júnior – IFSC Câmpus Florianópolis
Artur Nunes Pires Lopes – IFSC Câmpus Florianópolis
Douglas Ohf – IFSC Câmpus Joinville
Fernando Luiz Alves Lapa – IFSC Câmpus Joinville

Medalhas de bronze:
Amadeo Zimermann – IFSC Câmpus Florianópolis
Bruno Machado Pacheco – IFSC Câmpus Araranguá
Leandro Jun Kimura – IFSC Câmpus Joinville
Lucas Litter Mentz – IFSC Câmpus Joinville
Lucas Schulze – IFSC Câmpus Joinville
Milena Dominico – IFSC Câmpus São José
Thales Lohn da Silva – IFSC Câmpus Florianópolis

Para conferir a lista completa de todos premiados, acesse o site da Obmep 2013.

Tags: