IFSC, IFC e IFPR vão atuar em conjunto na área de tecnologia da informação

5. dezembro 2013 | Escrito por | Categoria: Eventos, Matérias, Reitoria

O diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação do IFSC, Emerson Ribeiro de Mello, participou nos dias 27 e 28 de um workshop de tecnologia da informação (TI) organizado no Câmpus Videira do Instituto Federal Catarinense (IFC). Emerson foi convidado para uma mesa redonda com gestores de TI do IFSC, do IFC e do Instituto Federal do Paraná (IFPR). As diretorias de Tecnologia da Informação e Comunicação dos três institutos devem atuar em conjunto em diversas atividades a partir de 2014.

100_5343_1

Emerson (à esquerda) representou o IFSC no evento

O diretor do IFSC apresentou como está organizada a área de tecnologia da informação e comunicação na Reitoria e nos câmpus da instituição, quais são as competências de cada um e como ocorre a interação entre eles, o Comitê de Tecnologia da Informação (CTI), os sistemas e serviços de tecnologia da informação existentes no IFSC e os desafios e projetos para 2014. O IFC e o IFPR também mostraram como funcionam suas áreas de TI, por meio de diretorias vinculadas ao gabinete do reitor (no IFPR, com status de pró-reitoria).

A atuação em conjunto entre as três diretorias deve começar a partir do próximo ano. Há previsão de criação de grupos de trabalho, de estabelecimento de fluxos e procedimentos para o cumprimento de normas técnicas, da participação em diferentes programas e redes e da realização de compras em conjunto, entre outros projetos e iniciativas. Segundo Emerson Mello, a possibilidade de participação conjunta em processos de compras deve gerar economia para as instituições. “Ganhamos em economia de escala”, comenta. Outras iniciativas são a troca de informações sobre a construção do Plano Estratégico de Tecnologia da Informação (Peti) e do Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI).

Em entrevista ao site do IFPR, o diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação do instituto federal paranaense, Eduardo Takao, afirma que “frequentemente estamos nos reunindo, pois muitos problemas são iguais e juntos erramos menos. A diferença, agora, é que esse intercâmbio deve ser intensificado.”

As três instituições devem buscar pelo menos mais um instituto federal parceiro no Rio Grande Sul, para que haja representação dos três estados da Região Sul. Anualmente, devem ser realizados pelo menos três encontros dos representantes de TI dessas instituições para analisar e viabilizar as trocas de experiências.