Alunos e professores do Câmpus Florianópolis atuam na prevenção ao câncer por meio da alimentação saudável
6. dezembro 2013 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: Câmpus Florianópolis, Eventos, Matérias No último final de semana (dias 30/11 e 01/12), professores e alunos dos cursos de Radiologia e de Enfermagem do Câmpus Florianópolis participaram da Festa do Morango, no distrito de Taquaras, em Rancho Queimado. A equipe ficou em um estande oferecendo ao público aulas sobre alimentação na prevenção do câncer com degustação de pratos elaborados pela senhora. Zelanda Kirchner mãe da servidora Ângela Kirchner.
No último final de semana (dias 30/11 e 01/12), professores e alunos dos cursos de Radiologia e de Enfermagem do Câmpus Florianópolis participaram da Festa do Morango, no distrito de Taquaras, em Rancho Queimado. A equipe ficou em um estande oferecendo ao público aulas sobre alimentação na prevenção do câncer com degustação de pratos elaborados pela senhora. Zelanda Kirchner mãe da servidora Ângela Kirchner.
O Espaço Gourmet atendeu nas oficinas o total de 154 pessoas. Além disso, professores e alunos do IFSC identificados com camisetas distribuíram livretos e folhetos relativos ao tema.
O ideia de participar do evento surgiu do projeto de pesquisa universal do IFSC Câmpus Florianópolis coordenado pela professora Gerusa Ribeiro. Iniciado em abril de 2013, o projeto começou com a distribuição e análise de um amplo questionário relativo ao comportamento geral (alimentação, atividades física, lazer, estilo de vida e hábitos de consumo), voltado a alunos e professores da rede pública de ensino de Rancho Queimado. As respostas geraram mais de 500 gráficos e apontou os pontos fortes e fracos a serem trabalhados.
Na sequência, foram realizadas palestras, orientadas pelas respostas aos questionários e na percepção estatística da necessidade de reforço do conhecimento em áreas específicas.
Dentre os assuntos mais relevantes tratados, está o tópico alimentação, responsável por 33% de todos os tipos de câncer incidentes em nossa região (próstata, mama, via digestiva etc..). “Para o ano que vem a ideia é, com a ajuda dos alunos da rede pública, levar a mesma metodologia a todo o município. É projeto imediato, em andamento, que une vários segmentos e é simplesmente cidadão”, explica Gerusa.
O projeto conta com parcerias como a Radioterapia São Sebastião, Prefeitura Municipal de Rancho Queimado e a Liga Acadêmica de Oncologia da Unisul.


 Canal no Youtube
 Canal no Youtube Página no Linked-In
 Página no Linked-In Perfil no Twitter
 Perfil no Twitter Perfil no Instagram
 Perfil no Instagram Página no Facebook
 Página no Facebook