Alunos e professores do Câmpus Florianópolis atuam na prevenção ao câncer por meio da alimentação saudável

6. dezembro 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis, Eventos, Matérias

Radio_e_enfNo último final de semana (dias 30/11 e 01/12), professores e alunos dos cursos de Radiologia e de Enfermagem do Câmpus Florianópolis participaram da Festa do Morango, no distrito de Taquaras, em Rancho Queimado. A equipe ficou em um estande oferecendo ao público aulas sobre alimentação na prevenção do câncer com degustação de pratos elaborados pela senhora. Zelanda Kirchner mãe da servidora Ângela Kirchner.

O Espaço Gourmet atendeu nas oficinas o total de 154 pessoas. Além disso, professores e alunos do IFSC identificados com camisetas distribuíram livretos e folhetos relativos ao tema.

O ideia de participar do evento surgiu do projeto de pesquisa universal do IFSC Câmpus Florianópolis coordenado pela professora Gerusa Ribeiro. Iniciado em abril de 2013, o projeto começou com a distribuição e análise de um amplo questionário relativo ao comportamento geral (alimentação, atividades física, lazer, estilo de vida e hábitos de consumo), voltado a alunos e professores da rede pública de ensino de Rancho Queimado. As respostas geraram mais de 500 gráficos e apontou os pontos fortes e fracos a serem trabalhados.

Na sequência, foram realizadas palestras, orientadas pelas respostas aos questionários e na percepção estatística da necessidade de reforço do conhecimento em áreas específicas.

Dentre os assuntos mais relevantes tratados, está o tópico alimentação, responsável por 33% de todos os tipos de câncer incidentes em nossa região (próstata, mama, via digestiva etc..). “Para o ano que vem a ideia é, com a ajuda dos alunos da rede pública, levar a mesma metodologia a todo o município. É projeto imediato, em andamento, que une vários segmentos e é simplesmente cidadão”, explica Gerusa.

O projeto conta com parcerias como a Radioterapia São Sebastião, Prefeitura Municipal de Rancho Queimado e a Liga Acadêmica de Oncologia da Unisul.