Conselho Superior aprova nova estrutura de referência para os câmpus
6. dezembro 2013 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Caçador, Câmpus Canoinhas, Câmpus Chapecó, Câmpus Criciúma, Câmpus Florianópolis, Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Garopaba, Câmpus Gaspar, Câmpus Itajaí, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Câmpus Joinville, Câmpus Lages, Câmpus Palhoça Bilíngue, Câmpus São Carlos, Câmpus São José, Câmpus São Miguel do Oeste, Câmpus Tubarão, Câmpus Urupema, Campus Xanxerê, Matérias, ReitoriaO Conselho Superior (Consup) aprovou na última quinta-feira (5) a alteração do artigo 67 do Regimento Geral, que define a estrutura de referência para os câmpus do IFSC. A proposta foi apresentada pelo grupo de trabalho constituído no final de 2012 para fazer a revisão pontual do documento. Com a nova redação, a ideia é que os câmpus tenham mais autonomia para definir sua estrutura administrativa.
De acordo com o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Andrei Zwetsch Cavalheiro, a estrutura atual prevista no regimento é muito rígida e dificulta a organização em alguns câmpus, em função de suas peculiaridades. Uma estrutura mais flexível vai permitir uma melhor destinação das funções gratificadas (FGs) liberadas com a aplicação das novas funções de coordenação de curso (FCCs) e permitir, também, que se corrijam as diferenças na aplicação das FGs entre os câmpus.
Pela nova redação, a estrutura de referência de cada câmpus do IFSC será composta por: diretor-geral e vice-diretor (se for o caso); assessoria do diretor-geral; Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão ou Diretoria de Ensino, Pesquisa e Extensão; Departamento de Administração ou Diretoria de Administração; Coordenadoria de Gestão de Pessoas; Coordenadoria de Registro Acadêmico. As coordenadorias e assessorias serão definidas conforme especificação nos regimentos dos câmpus, respeitando resoluções dos colegiados institucionais. “O objetivo é deixar a organização mais a cargo dos câmpus, porque há muitas diferenças e peculiaridades, e dar a eles mais autonomia para que resolvam as questões de distribuição de funções”, salienta Cavalheiro.
Outros assuntos
Novos cursos – O Consup aprovou também três Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs): para oferta do curso técnico em Agropecuária pelo Pronatec – Bolsa Formação no Câmpus São Miguel do Oeste; para a Especialização em Ciências Marinhas Aplicadas ao Ensino do Câmpus Itajaí; e para o curso técnico concomitante em Aquicultura, que será o primeiro curso técnico do Câmpus São Carlos (que já oferta cursos de formação inicial e continuada pelo Pronatec).
Habilitação NEaD – Seguindo as diretrizes do projeto de institucionalização da Educação a Distância no IFSC, o Consup aprovou a habilitação dos Núcleos de Educação a Distância (NEaD) dos câmpus Lages, Criciúma e Palhoça. A partir da aprovação interna dos núcleos, a Capes fará a avaliação para autorizar os câmpus a se tornarem polos associados. O projeto de institucionalização prevê que a partir de 2014.2 as novas ofertas de cursos a distância sejam todas feitas em NEaDs do IFSC e não mais nos polos municipais da Universidade Aberta do Brasil (UAB).
Avaliação do Pronatec – A coordenação do Pronatec no IFSC apresentou relatório com os principais resultados do programa durante o ano. No total, 20 câmpus assumiram pactuação de vagas em 2013, para cursos ofertados em 58 municípios. Das 6.814 vagas pactuadas, 5.077 foram ofertadas e 4.100 resultaram em matrículas. Os maiores demandantes foram o Ministério do Desenvolvimento Social, com 2.672 vagas demandadas e 2.025 preenchidas, e o Ministério do Trabalho, com 1.251 vagas demandadas e 1.075 preenchidas. A coordenadora do Pronatec, Alessandra Espíndola, ressaltou que entre os pontos positivos das atividades está o fato de a instituição estar atuando em municípios onde antes o IFSC não era conhecido. Os avanços na institucionalização do programa foram outro aspecto salientado pela coordenadora, além de uma maior compreensão dos próprios servidores a respeito do programa.
Regulamentação para professor titular – A proposta final do Consup do regulamento para promoção dos docentes para a classe de titular, cuja votação estava na pauta da reunião, será apreciada pelos conselheiros na primeira reunião de 2014. O documento será encaminhado aos câmpus para discussão dos professores, que devem encaminhar contribuições para a comissão responsável pela elaboração da proposta até a primeira semana de fevereiro.