IFSC tem 36 projetos aprovados no edital dos Institutos Federais

11. dezembro 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Canoinhas, Câmpus Chapecó, Câmpus Florianópolis, Câmpus Gaspar, Câmpus Lages, Câmpus São José, Câmpus São Miguel do Oeste, Câmpus Urupema, Gestão de Pessoas, Matérias

Dos 51 projetos inscritos pelo IFSC no edital da Setec e do CNPq específico para os Institutos Federais, 36 foram aprovados. Os câmpus Araranguá, Canoinhas, Chapecó, Florianópolis, Gaspar, Lages, São José, São Miguel do Oeste e Urupema tiveram projetos aprovados. O IFSC foi a instituição que mais teve projetos aprovados, seguido pelo IFES e pelo IFRS.

Ao todo, foram aprovados 26 projetos de pesquisa aplicada – sendo que 12 com subsídio de até R$ 80 mil e 14 de até R$ 160 mil – e 10 projetos de extensão tecnológica: quatro até R$ 80 mil, cinco até R$ 160 mil e um até R$ 35 mil, este último destinado à preparação dos alunos para participarem da Olimpíada do Conhecimento, que é seletiva para o Worldskills International.

O pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Mario de Noronha Neto, acredita que o IFSC teve esse grande número de inscritos devido a uma demanda reprimida de projetos de alto valor. “Os editais do CNPq geralmente são muito concorridos e focados no currículo. Esse edital, como foi voltado só para os Institutos, motivou nossos pesquisadores e extensionistas a enviarem seus projetos. Além disso, esse edital também nos dá muito mais facilidade no gerenciamento financeiro, se comparado com outros editais mais comuns”, explica.

Para o pró-reitor de Extensão e Relações Externas, Golberi de Salvador Ferreira, o edital é o reconhecimento de que os Institutos Federais estão cumprindo seu papel. “Pela primeira vez, o termo ‘extensão tecnológica’ veio à tona, que é o mais adequado à extensão praticada pelos Institutos. Como prevê a articulação com empresas, instituições ou órgãos, esse edital irá resultar em 36 novas parcerias para o IFSC”, avalia.

Sobre a aprovação de 70% dos projetos inscritos pelo IFSC, os dois pró-reitores são unânimes. “Com certeza a qualidade dos nossos projetos foi crucial”, afirma Golberi. “Esse resultado é um termômetro da nossa articulação com o setor produtivo e isso deve nos ajudar na conquista de um polo de inovação para Santa Catarina”, complementa Noronha.

Clique aqui para conferir a relação de todos os projetos contemplados. Todos serão desenvolvidos até final de 2015. A Chamada 94/2013 foi lançada em outubro e irá destinar até R$ 20 milhões para o financiamento de projetos de Pesquisa e de Extensão.

Tags: , , ,