Show da banda Sociedade Soul encerra projeto de extensão no Câmpus São José

11. dezembro 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus São José, Eventos, Matérias

oficina_sjO projeto de extensão “Oficina de Danças Urbanas”, desenvolvido pelo Câmpus São José do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), encerra a temporada 2013 no próximo sábado (14), com a Festa Breakadelic e show da banda Sociedade Soul. O projeto, iniciado em maio deste ano, oferta à comunidade a cultura urbana e todo tipo de conhecimento relacionado a ela, para que o cenário urbano se torne mais valorizado e visto na cidade.

Através das oficinas, o IFSC se torna um espaço aberto para treino e aperfeiçoamento de dançarinos de todas as idades. Profissionais e amadores se reúnem com disposição para ensinar e aprender técnicas de todos os estilos dentro das Danças Urbanas (Hip Hop Freestyle, Waacking, Locking, Breaking, Popping, House, Ragga Jam) por meio de aulas ou treinos livres.

oficina_sj2Durante os encontros, materiais para a prática do grafite (spray e painel para pintura) ficam a disposição e artistas de outros elementos da arte urbana são convidados para participar da troca de conhecimento.

De acordo com o coordenador de Extensão e Relações Externas do IFSC Câmpus São José, Jeferson Vieira, o principal objetivo do projeto é valorizar o movimento Hip Hop. “A intenção é fazer com que outras pessoas conheçam e cresçam através do movimento – além das que já fazem parte ou convivem com elas – seja profissionalmente ou para enriquecer seu conhecimento cultural”, explica.

A Oficina de Danças Urbanas acontece desde 2007, quando seus encontros eram no Instituto Estadual de Educação (IEE). No ano de 2013, o IFSC Câmpus São José passou a sediar a atividades por meio do Programa Institucional de Apoio a Projetos de Extensão (Aproex). A intenção é que o projeto tenha continuidade em 2014.

Além da banda Sociedade Soul, a festa ainda contará com a apresentação de BeatBox, com o artista Beatzotto, e o som do DJ Vagner Henrique. O evento é gratuito e aberto à comunidade em geral.

O movimento Hip Hop

oficina_sj3O Hip Hop é um movimento cultural que teve início em meados dos anos 70, tendo Afrika Bambaataa como criador oficial. Abrange cinco vertentes essenciais: o rap (rhythm and poetry, em português, ritmo e poesia), a dança, o DJ, o grafite e o conhecimento. A partir de encontros nas ruas, várias manifestações artísticas foram surgindo, e assim a violência era canalizada por outro meio, fazendo com que as pessoas não mais se confrontassem com armas, mas sim de forma sadia e criativa através da arte.

O movimento chegou ao Brasil por volta de 1980, na cidade de São Paulo, e desde então a maior valorização e o maior número de artistas se concentra na região Sudeste. Em Santa Catarina há uma grande quantidade de artistas urbanos reconhecidos e respeitados, tanto na dança quanto no grafite, no rap ou na discotecagem. Porém, há a necessidade de que o conhecimento sobre a cultura Hip Hop seja disseminado pelo estado, para que haja respeito, divulgação e nascimento de novos artistas.

O que: Encerramento do projeto “Oficina de Danças Urbanas”
Quando: Sábado (14/12), das 14h às 18h
Onde: Centro de Convivência do IFSC Câmpus São José
Confirme presença no evento no Facebook!

Tags: ,