Estudantes do IFSC participam de formatura regional do Pronatec

12. dezembro 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis, Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Garopaba, Câmpus Palhoça Bilíngue, Câmpus São José, Matérias

formatura-pronatec-fpolis-3Cerca sessenta estudantes do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) participaram, nesta quarta-feira (11), da formatura regional do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O evento foi promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e reuniu, em Florianópolis, mil alunos que concluíram cursos do Pronatec ofertados pelos Institutos Federais e pelo Sistema S nos municípios da Grande Florianópolis. Os alunos formados pelo IFSC concluíram os cursos de qualificação profissional em Pizzaiolo, Garçom, Salgadeiro e Auxiliar Administrativo.

formatura-pronatec-fpolis-4Para a ministra do MDS, Tereza Campello, o Pronatec é uma iniciativa do Governo Federal para levar capacitação profissional ao público de baixa renda e com baixa escolaridade em todo o País. “Por meio do Programa, estamos alcançando pessoas que antes não tinham acesso à qualificação de qualidade. O resultado disso, como já se observa, é uma mudança na vida daqueles que antes não teriam acesso à educação gratuita”, afirma.

SONY DSCExemplo do resultado citado pela ministra é o do estudante recém-formado Fábio Luiz Machado Slosaski (na foto, com a família), de 35 anos, que concluiu o curso de qualificação profissional em Pizzaiolo no IFSC. “Me inscrevi no curso quando estava desempregado e, agora, estou montando uma pizzaria no bairro Abraão, em Florianópolis. Acho, inclusive, que vou precisar contratar um dos meus colegas de curso para me auxiliar”, conta Fábio.

Para o pró-reitor de Extensão e Relações Externas, Golberi de Salvador Ferreira, a formatura desta quarta-feira representou uma etapa da consolidação do Pronatec no IFSC, que em 2013 abriu 5.077 vagas por meio do Programa. “Além de levarmos educação de qualidade aos municípios, o Pronatec também permite que o Instituto ganhe visibilidade nas regiões em que está inserido”, destaca.

formatura-pronatec-fpolis-6Foi por meio do Pronatec que a recém-formada Catarina Andreza Bernando (na foto, cumprimentando a ministra Tereza), de 54 anos, conheceu o IFSC e poderá realizar o sonho de estudar Enfermagem. “Fiz o curso de Salgadeiro pelo Pronatec e, conversando com a professora, fiquei sabendo que o IFSC oferecia o curso técnico em Enfermagem, no Câmpus Florianópolis. Resultado: fiz a prova neste final de semana para o curso técnico e agora estou aguardando o resultado para saber se conseguirei realizar um sonho antigo de atuar na área da Enfermagem”, conta Catarina.

Em 2013, o Governo Federal investiu 110 milhões de reais para a oferta de cursos do Pronatec dentro do estado de Santa Catarina. Do total de recursos, 11,9 milhões de reais foram destinados ao IFSC.

Tags: ,