Evento em Brasília comemora os cinco anos da Rede Federal

12. dezembro 2013 | Escrito por | Categoria: Eventos, Governo Federal, Matérias

Dirigentes das instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e do Ministério da Educação (MEC) participaram na quarta-feira, dia 11, de evento para comemorar os cinco anos de atividade da rede, realizado em Brasília. A Rede Federal foi criada pela Lei 11.892, de 29 de dezembro de 2008, e é formada por institutos federais, centros federais de educação tecnológica (CEFETs), escolas técnicas vinculadas a universidades federais, Colégio Pedro II e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Hoje cerca de 1 milhão de estudantes estão matriculados nessas instituições.

reuniao_mec3A reitora do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider, participou da cerimônia e destaca a expansão da educação profissional a partir da criação da Rede Federal. O IFSC, por exemplo, passou de sete câmpus em 2008 para 21 em 2013. “Mais do que um crescimento numérico, constatamos, ao longo desses anos, um salto na qualidade de vida das pessoas que tiveram e continuam tendo a oportunidade de estudar conosco”, ressalta. Outros servidores do IFSC também participaram do evento.

Para o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, os institutos federais são indispensáveis no aumento da produtividade e da competitividade do País. Além das engenharias e das áreas técnicas, que são as vocações da rede, licenciaturas em matemática, química e física são os cursos em que o governo federal espera um forte investimento dos institutos, disse Mercadante. A qualidade da formação dos professores é a principal recomendação do ministro.

No caso das licenciaturas, o desafio da rede, segundo o secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Marco Antonio de Oliveira, é oferecer 20% das vagas em cursos de matemática, física, química, biologia e geografia, os mais procurados.

reuniao_mec2

Além da reitora Maria Clara Kaschny Schneider (à esquerda), outros servidores do IFSC participaram da cerimônia, como o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Andrei Zwetsch Cavalheiro, a pró-reitora de Ensino, Daniela de Carvalho Carrelas, e a chefe do Departamento de Contratos, Ádila Márcia Antunes da Silva da Rosa (à direita)

Durante o evento, o ministro da Educação anunciou que o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) vai abrir, em 2014, 800 mil vagas em cursos técnicos para estudantes que tenham concluído o ensino médio. Mercadante pediu que os institutos liderem o processo de abertura de cursos no Sisutec e avisou que o Sistema S e instituições de ensino superior privadas também têm interesse na oferta.

De acordo com o presidente do Conselho das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Caio Bueno da Silva, a rede tem duas metas: a primeira, fechar 2014 com 562 câmpus concluídos e em plena atividade e, em 2022, chegar a mil câmpus. O orçamento da rede federal em 2013 é de R$ 8 bilhões, segundo Marco Antonio Oliveira.

Com informações do Ministério da Educação