CNPq aprova projeto de incentivo à piscicultura do Câmpus Gaspar

13. dezembro 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Gaspar, Matérias

O projeto “Desenvolvimento da Piscicultura de Gaspar (SC)”, coordenado pela professora Graciane Regina Pereira do IFSC Câmpus Gaspar, foi aprovado em um edital do CNPq. A proposta foi desenvolvida em parceria com a Prefeitura Municipal de Gaspar e a Associação dos Aquicultores de Gaspar.

O projeto busca apoiar o programa de desenvolvimento da piscicultura municipal, através da implementação do Núcleo de Pesquisa Aplicada à Pesca e Aquicultura, com enfoque agroecológico, integrando atividades de pesquisa, extensão, buscando o aumento de produção e produtividade contribuindo à sustentabilidade socioeconômica e ambiental.

As atividades previstas no projeto objetivam: ofertar capacitações para produtores locais relacionadas à piscicultura e produção mais sustentável; disponibilizar ferramenta de TI que potencialize a produção e que facilite o levantamento e a sociabilização de informações associadas ao desenvolvimento das atividades de negócio; promover a inclusão digital junto aos produtores; estimular os produtores a fazerem o licenciamento ambiental de suas propriedades; disseminar a cultura do consumo de peixe de água doce no município; realizar eventos técnico-científicos para socialização de experiências e aperfeiçoamento.

Todas as atividades contribuem para a permanência dos agricultores e de suas famílias em suas propriedades, fortalecendo os arranjos locais, o consumo sustentável e as práticas agroecológicas.

Tags:

Os comenários não estão permitidos.