Especialização a distância em Proeja realiza aula inaugural

17. dezembro 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Canoinhas, Câmpus Criciúma, Câmpus Lages, Câmpus Palhoça Bilíngue, Câmpus São Miguel do Oeste, Eventos, Matérias

Foi realizada na noite de segunda, dia 16, a aula inaugural do curso de especialização em Educação Profissional Integrada com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – Proeja, oferecido pelo IFSC em cinco cidades por meio da educação a distância (EaD). A aula inaugural ocorreu no Câmpus Palhoça-Bilíngue e teve transmissão por videoconferência para os câmpus Canoinhas, Criciúma, Lages e São Miguel do Oeste.

aulainauguralproeja05São cerca de 200 estudantes matriculados no curso nos cinco câmpus, o primeiro organizado pelo recém-criado Centro de Formação e Apoio à EaD do IFSC. Simone Pacheco Gonçalves, 46 anos, vai fazer o curso em Palhoça e tem como um de seus objetivos ministrar cursos na sua área de graduação – Turismo e Hotelaria, com habilitação em Gastronomia – para pessoas da comunidade onde mora, a praia dos Açores, no Sul de Florianópolis.

“Muitas pessoas lá trabalham com turismo há anos, mas não têm a qualificação”, conta Simone, que já foi professora de cursos de formação inicial e continuada (FIC) na Escola de Formação Sindical Sul da Central Única dos Trabalhadores (CUT), em Florianópolis, na Escola Nossa Senhora de Fátima e na Colônia Penal Agrícola, em Palhoça, e atualmente é professora contratada em caráter temporário (ACT) pela Secretaria de Estado da Educação. “Desde quando ministrei aulas de FIC tinha o interesse de trabalhar com o público do Proeja e agora surgiu essa oportunidade de estudar no IFSC.”

O contato com cursos Proeja no Câmpus Palhoça-Bilíngue motivou o técnico de laboratório Oscar Raimundo dos Santos Júnior, 30 anos, servidor do IFSC desde setembro de 2013, a estudar na especialização em Proeja. “Penso em dar aulas no futuro e não tenho ainda nenhum curso na área de Educação”, comenta Oscar, que foi aluno do atual Câmpus Florianópolis na época da Escola Técnica Federal, é graduado em Cinema e trabalha no setor de audiovisual do Câmpus Palhoça-Bilíngue.

aulainauguralproeja09As turmas foram recepcionadas na segunda-feira pela coordenação do curso e dirigentes dos câmpus e da Reitoria. Participaram de uma dinâmica na qual todos se apresentaram e conheceram seus colegas. “Queríamos conhecer a todos e que os alunos conhecessem seus colegas, por isso optamos por fazer essa dinâmica”, explica a coordenadora do curso, Paula Alves de Aguiar. Os estudantes também receberam kits com informações sobre o curso e o IFSC. Em fevereiro, será realizada uma pesquisa on-line com todos os matriculados para conhecer mais sobre o perfil deles.

Após a dinâmica, ocorreu a aula inaugural, com a participação de gestores do IFSC. A reitora Maria Clara Kaschny Schneider, lembrou do início da especialização em Proeja no IFSC na modalidade presencial, que ocorreu em 2006, e dos avanços que ocorreram desde então. “O dia de hoje é um marco. É o reinício da oferta da especialização em Proeja, agora na educação a distância, para que fortaleçamos tanto o Proeja como a EaD.”

A pró-reitora de Ensino, Daniela de Carvalho Carrelas, lembrou que o curso marca a criação do Centro de Formação e Apoio à EaD, que vai ter como um de seus focos a formação de professores. “Era um desejo nosso que os câmpus do IFSC passassem a ser polos de EaD, usando sua estrutura.”

aulainauguralproeja02Já a coordenadora de Proeja do IFSC, Elenita Eliete de Lima Ramos, acredita que o curso vai fortalecer o programa que integra o ensino profissionalizante com a educação de jovens e adultos. “Vamos ter 200 educadores pensando a Educação de Jovens e Adultos, mais especificamente o Proeja”, comemora.

A aula inaugural foi encerrada com uma palestra com coordenadora do Fórum Goiano de Educação de Jovens e Adultos, Cláudia Borges Costa, com o tema “Reflexão sobre o Proeja nos Institutos Federais”. Cláudia defendeu o Proeja deve ir além da formação para o trabalho, trazendo a ideia de escolarização e continuidade. “Ao se pensar numa formação integrada, está se pensando no sujeito como um todo.”