Estudantes do IFSC realizam preparativos para intercâmbio na Europa

20. dezembro 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis, Câmpus Joinville, Câmpus São José, Câmpus São Miguel do Oeste, Matérias

propicie-intercambio-2014

Oito estudantes de quatro câmpus do IFSC participaram, nesta quinta-feira (19), de uma reunião preparatória para o intercâmbio que realizarão entre janeiro e junho de 2014 na Europa. Os estudantes foram selecionados para participar da 5ª edição do Programa de Cooperação Internacional para Intercâmbio de Estudantes do IFSC (Propicie) e realizarão projetos de pesquisa em instituições de Portugal, Espanha e Alemanha.

Entre os aprovados está o estudante Fabrício Cima Dallagnol, do curso técnico integrado em Eletroeletrônica do Câmpus Joinville, que irá estudar durante três meses no Instituto Politécnico do Porto. “Essa é uma oportunidade excelente para aprender, conhecer pessoas e também visitar os países da Europa”, diz.

Os estudantes de cursos técnicos aprovados no Propicie passarão três meses no exterior, estudando regulamente em uma disciplina da instituição de destino e participando de um projeto de pesquisa. Já os alunos de graduação e pós-graduação não estarão em sala de aula, mas permanecerão cinco meses inseridos em projetos de pesquisa no exterior.

Segundo o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFSC, Mário Noronha, a proposta de atividade é diferenciada para cada perfil de estudante. “Neste formato do Propicie, focamos a experiência no exterior para os estudantes dos cursos técnicos e a vinculação aos projetos de TCC e Monografia para os estudantes de graduação e pós-graduação”, explica.

Um dos estudantes de pós-graduação que irá viajar ao exterior é Renato Ramos da Silva, que cursa a especialização em Desenvolvimento de Produtos Eletrônicos no Câmpus Florianópolis. “Fiquei sabendo das inscrições para o intercâmbio quase no final do prazo e cheguei a ir até a casa de um professor só para buscar sua assinatura. Agora vou para Portugal pesquisar sobre a utilização de dispositivos móveis”, conta.

Confira abaixo a lista dos alunos aprovados na 5ª edição do Propicie, seus cursos e câmpus de origem e o destino de intercâmbio.

Débora Campos de Souza
Curso: Técnico Integrado em Edificações