Formaturas do programa Mulheres Mil encerram um ano de conquistas

20. dezembro 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Caçador, Câmpus Canoinhas, Câmpus Criciúma, Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Garopaba, Câmpus Gaspar, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Joinville, Câmpus Lages, Câmpus São Carlos, Câmpus São José, Câmpus São Miguel do Oeste, Câmpus Tubarão, Campus Xanxerê, Governo Federal, Matérias, Reitoria

anelita_snct_gasparAos 63, dona Anelita Pereira de Carvalho (na foto à direita) afirma estar na melhor fase de sua vida. Por muitos anos, trabalhou como costureira, mas problemas de saúde estavam dificultando sua rotina. Após uma enchente, ao colocar a máquina de costura na calçada para secar, foi roubada e se viu sem alternativa. Não tinha tempo de serviço para se aposentar e estava sem perspectiva.
Num dia, enquanto estudava num programa de Educação para Jovens e Adultos em uma escola na região do Vale do Itajaí, ficou sabendo do curso que o Câmpus Gaspar do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) iria ofertar pelo programa Mulheres Mil e se interessou. E, para ela, isso representou uma grande mudança.

“Nunca imaginei que poderia aprender tanto com essa idade”, conta dona Anelita que, por meio do curso de recicladora, aprendeu a fazer diversas peças de artesanato reaproveitando material. Mais do que ganhar uma renda extra com os produtos, dona Anelita encontrou no IFSC motivos para ser feliz. “Tudo foi muito bom! Os professores são ótimos, fizemos novas amizades e recebemos um aprendizado para toda vida”, ressalta.

SONY DSCHistórias como a da Dona Anelita são comuns entre as alunas do programa Mulheres Mil. Nesta semana, a turma do Câmpus Canoinhas do IFSC foi a última a se formar no ano. Ao longo de 2013, formaturas também foram realizadas nos câmpus Araranguá, Criciúma, Lages, Itajaí, Gaspar, Joinville, Jaraguá do Sul, São Miguel do Oeste, São Carlos e Tubarão.

O IFSC fecha o ano com a adesão de 11 câmpus ao Mulheres Mil. O programa passou a ser ofertado no Instituto em 2011. Nesses três anos, cerca de 2 mil vagas foram oferecidas em todo o estado. “Em 2013, tivemos muitos desafios e conseguimos avançar em alguns aspectos como fazer reuniões periódicas com os gestores locais do programa, promover capacitações para explicar a metodologia a parceiros, estruturar melhor a dinâmica com reserva de carga-horária para a atividade e repassar bolsa de extensão para os gestores com a finalidade de apoiar as atividades, por exemplo”, explica a coordenadora do Programa Mulheres Mil no IFSC, Ania Tamilis da Silva.

59916_635562446461520_953042939_nDe acordo com Ania, a avaliação do ano de 2013 em relação ao Mulheres Mil é bem positiva. “O IFSC entendeu que o programa faz parte da instituição e essa institucionalização e esse reconhecimento por parte dos servidores foi fundamental para fortalecer o Mulheres Mil”, ressalta.

Outro fator que contribuiu para os bons resultados do programa foi a atuação dos gestores locais. “A determinação de cada gestor local do programa no andamento dos cursos fez toda a diferença! A forma carinhosa no tratamento com as alunas foi fundamental para a permanência das mesmas”, destaca Ania. Os gestores locais foram responsáveis por todo processo de implantação do programa, desde a identificação da comunidade, do levantamento de demandas, até a elaboração dos projetos de cursos, a formalização de parcerias, o acompanhamento da frequência e do desempenho e o monitoramento dos recursos.

Sobre o Mulheres Mil

O programa do Governo Federal busca capacitar mulheres em vulnerabilidade social. Estruturado em três eixos – educação, cidadania e desenvolvimento sustentável -, o projeto visa à inclusão social, para que as alunas consigam melhorar a qualidade de suas vidas e das de suas comunidades.

Para a coordenadora do Mulheres Mil no IFSC, a grande diferença do programa está em trabalhar a auto-estima das mulheres. “Acolhendo bem essas alunas, ajudamos a fazer com que elas se reconheçam como mulher e se valorizem, e isso as motiva a conseguir os demais objetivos”, destaca Ania.

missõesOs cursos duram cerca de cinco meses com uma carga horária que varia de 160h a 200h. Entre as disciplinas básicas, estão direito da mulher, saúde e economia solidária. O programa oferece um auxílio-financeiro no valor de R$ 100 por mês para cada aluna.

Entre os cursos oferecidos neste ano pelo IFSC, estão Panificação e Confeitaria, Auxiliar de Cozinha, Informática Básica e de Zeladora. A proposta do Programa também inclui aliar o interesse da comunidade com a capacidade de oferta dos câmpus. “Fazemos um mapeamento para ver o que cada câmpus pode ofertar de acordo com sua área de atuação e validamos as propostas, na medida do possível, com a demanda da comunidade local”, conta Ania.

Para muitas alunas, a formatura no curso é a primeira de sua vida. E esse momento emociona não só as formandas. A gestora do programa Mulheres Mil do Câmpus São Miguel do Oeste, Noeli Moreira, destaca a formatura realizada na semana passada em que 97 mulheres concluíram o curso. “Foi emocionante acompanhar os discursos e as homenagens. Mais gratificante ainda foi olhar a satisfação de mais uma etapa vencida no rosto das nossas mulheres”, revela.

Além das aulas, as alunas participam ao longo do curso de visitas técnicas. A turma do Câmpus São Miguel do Oeste, por exemplo, visitou neste mês os municípios de Santo Ângelo e São Miguel das Missões, no Rio Grande do Sul, para conhecer as ruínas e as histórias sobre a ocupação dos jesuítas.Alunas do Câmpus Gaspar também estiveram em Curitiba no mês de outubro. As alunas dos câmpus de Tubarão, Araranguá, Itajaí tiveram a oportunidade de conhecer Florianópolis.

Mudanças em 2014

No ano que vem, o programa continuará existindo, mas será incorporado ao Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) no Bolsa Formação. Com isso, as candidatas, ao invés de se inscreverem diretamente no IFSC, serão encaminhadas pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), parceiro que desde o início do programa ajuda na sua realização.

DSC02498Mas, com a mudança, parte das mulheres que são atendidas atualmente não poderão ser contempladas pelos critérios do Pronatec, no que diz respeito principalmente pela escolaridade.
Para poder continuar contemplando as candidatas com o perfil diferenciado, o IFSC irá criar um programa de extensão com recorte de gênero.

Em 2014, mais cinco câmpus irão participar do Mulheres Mil: Caçador, Florianópolis-Continente, Garopaba, São José e Xanxerê. A previsão é que sejam abertas 2,2 mil vagas para o programa.

Independentemente dessa mudança em termos de estrutura interna, o programa continuará com o seu objetivo principal de fazer a diferença na vida das pessoas. “Entendemos que a mulher é a matriz da família e, se ela estiver motivada, ela traz os filhos, os maridos, todo mundo para estudar e redescobrir novas possibilidades”, ressalta Ania.

Mais informações

Site Oficial do Programa – clique aqui
Galeria de Fotos do Mulheres Mil no IFSC – clique aqui

Raio-X Mulheres Mil no IFSC em 2013

Número de câmpus que aderiram ao programa: 11
Araranguá, Canoinhas, Criciúma, Gaspar, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, São Miguel do Oeste, Tubarão e São Carlos.
Número de alunas concluintes : 863
Número de cursos oferecidos: 10
Auxiliar de Panificação e Confeitaria, Zeladora, Informática Básica e Mídias Sociais, Reciclador, Gestão Doméstica e Saúde da Família, Auxliar de Costura, Horticultor, Processamento de Alimentos, Operador de Computador, Gestão e Manutenção do Lar.
Número de turmas: 27

Perfil Socioeconômico das Alunas – 2013

40,6% têm acima de 50 anos
46,5% não têm o Ensino Fundamental completo
73% precisaram Interromper os estudos alguma vez
36,9% são chefes de família
39,7% têm renda familiar entre 1 e 2 salários mínimos

 

Tags:

Os comenários não estão permitidos.