Conheça os primeiros colocados no vestibular e no exame de classificação do Ingresso 2014.1

27. dezembro 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Caçador, Câmpus Florianópolis, Matérias

O Departamento de Ingresso do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) divulgou a lista dos 50 primeiros colocados no vestibular (cursos de graduação) e nos exames de classificação (cursos técnicos concomitantes, integrados e subsequentes) do Ingresso 2014.1. As listas, junto com o índice de abstenção e as pontuações máxima e mínima das provas, podem ser consultadas no site www.ingresso.ifsc.edu.br.

Estudar bastante foi o que fez Alexandre Figueredo Miranda, 17 anos, morador de Florianópolis, conseguir a maior pontuação no vestibular do IFSC (52,468) entre todos os candidatos que realizaram a prova para cursos de engenharia, de licenciatura e superiores de tecnologia. Um ótimo desempenho para quem prestou vestibular pela primeira vez, tentando uma vaga no curso de Engenharia Elétrica no Câmpus Florianópolis. “Fiz vários exercícios até achar que tinha aprendido bem a matéria. Tinha ficado confiante depois da prova, mas não espera ir tão bem. Achei a prova bem equilibrada, sem uma matéria mais difícil e outra mais fácil.”

O pai, que é engenheiro eletricista, serviu de exemplo e incentivo para Alexandre fazer o vestibular. O estudante gostou da proposta do curso do IFSC. “Gostei do estilo que o IFSC adota, de um ensino mais voltado para a prática.”

Três dos quatro primeiros colocados no exame de classificação para cursos técnicos concomitantes (no qual o estudante faz o ensino técnico no IFSC e o médio em outra instituição) fizeram a prova para o curso de Informática do Câmpus Caçador – curiosamente, o outro integrante do grupo dos quatro mais bem colocados também tentou vaga em um curso de Informática, mas do Câmpus Gaspar.

Victor Barpp Gomes, de 16 anos, morador de Caçador, foi o primeiro colocado no geral, com 29 pontos. “Estudei um pouco, mas fiz a prova mais com os conhecimentos que já tinha adquirido em aula”, conta Victor, que está na segunda série do ensino médio.

Segundo Victor, a motivação para fazer o exame de classificação veio do gosto pela informática. “Gosto de trabalhar com computador e queria aprender algo mais profissional na área.”

No exame de classificação para cursos técnicos integrados (nos quais o estudante faz o ensino médio e o técnico no IFSC), sete dos oito primeiros colocados – incluindo os cinco primeiros – fizeram a prova para o curso de Edificações do Câmpus Florianópolis. Robert Liberato Braz e Bárbara Pinheiro tiveram as maiores pontuações (27) na prova. Nos critérios de desempate (maior número de acertos nas 10 questões que a maioria dos candidatos errou e maior idade), Robert ficou em primeiro e Bárbara em segundo no geral.

Morador de Florianópolis, Robert Braz, de 14 anos, procurou no site www.ingresso.ifsc.edu.br os exames de classificação de anos anteriores para estudar e teve, na escola em que estudou o ensino fundamental, aulas específicas para a prova do IFSC. “Preparei-me bem e, talvez por isso, não achei a prova tão difícil”, comenta o estudante, que estava confiante mesmo antes da prova. “Falei para a minha mãe que iria ser o primeiro do curso de Edificações, mas não achava que iria tão bem.”

Robert tem várias pessoas próximas a ele que já estudaram no IFSC e aconselharam-no a fazer o exame de classificação: o padrinho foi aluno na época da Escola Técnica Federal de Santa Catarina (ETF-SC), o irmão formou-se no curso técnico subsequente de Eletrotécnica do Câmpus Florianópolis e ele lembra que alguns primos também já passaram pela instituição. “Eles me falaram que o IFSC tem um ensino muito bom. Resolvi tentar o curso de Edificações porque a família já tem ligação com essa área e também porque gosto de arquitetura.”

Bárbara Pinheiro, também moradora de Florianópolis, conta que estudou bastante para a prova, pois tinha vontade de entrar no IFSC por causa da qualidade do ensino e da possibilidade de terminar o ensino médio já com uma qualificação profissional. “Achei que a prova estava difícil, mas saí confiante. Agora estou muito empolgada. Valeu a pena ter estudado tanto!”

A família também serviu de incentivo para a estudante de 14 anos ingressar no IFSC: o pai é ex-aluno do curso técnico de Mecânica do Câmpus Florianópolis e a irmã faz o curso superior de tecnologia em Sistemas Eletrônicos, também do Câmpus Florianópolis. Moradora da Capital, Bárbara já tinha feito o exame de classificação no processo seletivo 2013.2, como teste. “Meus pais sugeriram que eu fizesse já pra ver como era a prova, para me preparar para o exame do fim do ano.”

Igor Wagner Wilk, 17 anos, morador da Capital, foi o primeiro colocado entre os candidatos que fizeram o exame de classificação tentando vaga em cursos técnicos subsequentes, destinados a quem já concluiu o ensino médio. Igor inscreveu-se para o curso técnico de Mecânica do Câmpus Florianópolis e fez 29 pontos.

O exame de classificação serviu para o estudante preparar-se para os vestibulares do IFSC (para o curso de Engenharia Mecatrônica do Câmpus Florianópolis), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), que Igor também fez no segundo semestre deste ano. “Não estudei para o exame de classificação, mas para o vestibular. Achei a prova do exame fácil, mas não tinha ideia de como tinha ido porque não verifiquei o gabarito.”

Mesmo mais interessado em fazer um curso de graduação, Igor não descarta a possibilidade de fazer o curso técnico. “Meu pai fez curso técnico [de Eletrônica, no Câmpus Florianópolis do IFSC] e me disse que seria bom fazer o técnico para complementar a formação do curso superior”, diz. O estudante aguarda os resultados dos vestibulares da UFSC e da Udesc para decidir em qual vai estudar.