Mais três câmpus participam de capacitação em comunicação

7. fevereiro 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Criciúma, Câmpus Gaspar, Câmpus São José, Matérias

Como parte do processo de implementação da Política de Comunicação do IFSC, a equipe da Diretoria de Comunicação (Dircom) esteve, nesta semana, nos câmpus Criciúma, São José e Gaspar. Durante um período, os profissionais de comunicação do IFSC conversaram com os servidores dos câmpus sobre o documento – lançado em setembro do ano passado – que traçou os princípios e as diretrizes para orientar o relacionamento do IFSC com seus públicos estratégicos. Entre os assuntos abordados, estão a importância da comunicação interna, o papel dos canais de relacionamento, a atuação dos servidores como fontes do IFSC, o planejamento de eventos e uma proposta de estrutura de comunicação para os câmpus.

A diretora de comunicação do IFSC, Waléria Külkamp Haeming, explica que essas capacitações são importantes para a internalização dos princípios estabelecidos na Política de Comunicação. “Por mais que o documento tenha sido construído coletivamente e que todos os servidores já tenham tido a oportunidade de colaborar, sentimos a necessidade de visitar todos os câmpus para que a política se torne mais próxima do dia a dia de todos e seja incorporada à prática profissional de todos”, destaca.

No Câmpus Criciúma, a capacitação foi realizada na segunda-feira (03) como parte da semana pedagógica. Cerca de 50 servidores estiveram presentes. Para o pedagogo Fabrício Sprícigo, a apresentação foi importante ainda mais agora que o câmpus passa por um momento de transição com troca de direção-geral. “Essa vinda da Diretoria de Comunicação para cá é muito bom para conscientizar os servidores sobre os processos de comunicação”, salientou.

Ao longo da discussão, alguns servidores demonstraram um receio de que os manuais que serão construídos inibam a criatividade dos servidores. Esse ponto também foi levantado por servidores do Câmpus São José – que participaram da atividade na terça-feira (04). Waléria esclarece que o objetivo – tanto da Política de Comunicação quanto dos manuais – não é cercear a liberdade das pessoas, mas organizar as práticas de comunicação numa instituição que é multicampi. “Precisamos entender as especificidades de cada câmpus, montar planos específicos para cada local, mas lembrando sempre que somos uma única instituição e que precisa fortalecer sua imagem nesse sentido”, destaca.

Assim como a Política de Comunicação foi construída coletivamente, os manuais também serão disponibilizados para consulta dos servidores que poderão enviar sugestões. A previsão da Dircom é que os guias com orientações para diversos procedimentos estejam prontos até final de 2014.

politica_gaspar2A semana terminou com a capacitação no Câmpus Gaspar, realizada na tarde desta sexta-feira (07). Até o final do primeiro semestre do ano, todos os demais câmpus deverão ser visitados pela Dircom. Uma capacitação em comunicação também será promovida na Reitoria.

Tags:

Os comenários não estão permitidos.