Aléssio Trindade assume a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica
13. fevereiro 2014 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: Governo Federal, MatériasO ministro da Educação, Henrique Paim, anunciou nesta quarta-feira (12) os nomes de quatro integrantes da nova equipe do Ministério da Educação (MEC). Na secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), quem assumiu o posto de secretário, foi Aléssio Trindade de Barros. O novo secretário da Setec entra no lugar de Marco Antonio de Oliveira, que segue para a Casa Civil para compor a equipe do ministro Aloizio Mercadante.
Aléssio nasceu no Rio Grande do Norte e foi aluno do curso-técnico em Eletrotécnica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. Formou-se em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba, fez mestrado em Engenharia Elétrica na mesma universidade e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Campina Grande. É professor do Instituto Federal da Paraíba desde 1994.
Já foi diretor de Ensino do Instituto Federal de Alagoas em 2005, reitor do Instituto Federal de Brasília e coordenador da Câmara Técnica de Pesquisa e Inovação do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) de 2009 a 2011. Na Setec, atuou como coordenador-geral de Supervisão da Educação Profissional e Tecnológica – de 2007 a 2009 – e atualmente é diretor de desenvolvimento da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
Entre as ações mais relevantes, participou do processo de construção dos Institutos Federais e da expansão da Rede Federal. Atuou ainda na construção dos Catálogos Nacionais de Cursos Técnicos e de Cursos Superiores de Tecnologia e participou do processo de implantação da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii).
Para a reitora do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Maria Clara Kaschny Schneider, que acompanhou a cerimônia de posse, a indicação do secretário é resultado de uma articulação do Conif feita com toda a Rede Federal. “Esse movimento foi muito importante, pois reconhece o trabalho do professor Aléssio como diretor da Rede e dá uma base forte para concluir importantes etapas da consolidação dos institutos”, destaca.
Outros secretários
Na secretaria executiva do MEC, assume a pasta o ex-presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Luiz Cláudio Costa. Para o lugar de Costa, será nomeado Chico Soares. O atual secretário da Educação Básica (SEB), Romeu Caputo, será o novo presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Com informações do site do MEC


Página no Facebook
Perfil no Instagram
Canal no Youtube
Perfil no Twitter
Página no Linked-In