Aléssio Trindade assume a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica

13. fevereiro 2014 | Escrito por | Categoria: Governo Federal, Matérias

O ministro da Educação, Henrique Paim, anunciou nesta quarta-feira (12) os nomes de quatro integrantes da nova equipe do Ministério da Educação (MEC). Na secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), quem assumiu o posto de secretário, foi Aléssio Trindade de Barros. O novo secretário da Setec entra no lugar de Marco Antonio de Oliveira, que segue para a Casa Civil para compor a equipe do ministro Aloizio Mercadante.

Aléssio nasceu no Rio Grande do Norte e foi aluno do curso-técnico em Eletrotécnica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. Formou-se em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba, fez mestrado em Engenharia Elétrica na mesma universidade e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Campina Grande. É professor do Instituto Federal da Paraíba desde 1994.

Já foi diretor de Ensino do Instituto Federal de Alagoas em 2005, reitor do Instituto Federal de Brasília e coordenador da Câmara Técnica de Pesquisa e Inovação do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) de 2009 a 2011. Na Setec, atuou como coordenador-geral de Supervisão da Educação Profissional e Tecnológica – de 2007 a 2009 – e atualmente é diretor de desenvolvimento da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Entre as ações mais relevantes, participou do processo de construção dos Institutos Federais e da expansão da Rede Federal. Atuou ainda na construção dos Catálogos Nacionais de Cursos Técnicos e de Cursos Superiores de Tecnologia e participou do processo de implantação da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii).

Para a reitora do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Maria Clara Kaschny Schneider, que acompanhou a cerimônia de posse, a indicação do secretário é resultado de uma articulação do Conif feita com toda a Rede Federal. “Esse movimento foi muito importante, pois reconhece o trabalho do professor Aléssio como diretor da Rede e dá uma base forte para concluir importantes etapas da consolidação dos institutos”, destaca.

Outros secretários

Na secretaria executiva do MEC, assume a pasta o ex-presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Luiz Cláudio Costa. Para o lugar de Costa, será nomeado Chico Soares. O atual secretário da Educação Básica (SEB), Romeu Caputo, será o novo presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Com informações do site do MEC

Tags: