Comissão será responsável por acompanhar a implementação da Política de Comunicação

13. fevereiro 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Caçador, Câmpus Canoinhas, Câmpus Chapecó, Câmpus Criciúma, Câmpus Florianópolis, Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Garopaba, Câmpus Gaspar, Câmpus Itajaí, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Câmpus Joinville, Câmpus Lages, Câmpus Palhoça Bilíngue, Câmpus São Carlos, Câmpus São José, Câmpus São Miguel do Oeste, Câmpus Tubarão, Câmpus Urupema, Campus Xanxerê, Gestão, Gestão de Pessoas, Matérias, Reitoria

Apesar de ter sido lançada recentemente – em setembro do ano passado -, a Política de Comunicação do IFSC já estabelece a criação de uma Comissão de Gestão para acompanhar o processo de implementação. Instituída pela portaria nº2242, a comissão é formada por todos os servidores da Diretoria de Comunicação (Dircom), além de representantes de áreas ou setores estratégicos da Reitoria e de todos os câmpus. É papel da comissão avaliar a adequação das diretrizes da Política.

De acordo com o documento, a comissão deverá reunir-se periodicamente, no mínimo um vez por semestre. Além disso, sempre que houver necessidade de solucionar questões abrangidas pela Política ou de adaptá-las às novas exigências da sociedade, a Comissão poderá ser convocada.

Os representantes da Reitoria foram escolhidos pela Dircom de acordo com as áreas em que atuam. No caso dos câmpus, os diretores-gerais indicaram o nome de um servidor responsável pela comunicação.

A presidente da comissão e diretora de Comunicação do IFSC, Waléria Külkamp Haeming, explica que os integrantes da comissão deverão atuar como guardiães do documento. Sempre que forem identificados desvios ou desobediência à aplicação das diretrizes, normas e dos princípios constantes na Politica, a comissão entrará em contato com os setores responsáveis buscando esclarecer e fazer as correções. “Nossa intenção não é impedir ações de comunicação, muito pelo contrário, uma vez que entendemos que é fundamental que o IFSC tenha diversas formas de comunicação com seus públicos. Mas é preciso fazer isso de maneira planejada, organizada e profissional, de maneira a fortalecer a imagem da nossa instituição. É nesse sentido que a comissão irá trabalhar, para orientar os servidores com base no que foi construído coletivamente e no que é melhor para o IFSC”, destaca Waléria.

A própria Política de Comunicação será revista periodicamente para que possa sempre acompanhar as mudanças da instituição e da própria sociedade. A previsão é que, a cada dois anos, o documento seja revisto e atualizado. A coordenação desse trabalho também é responsabilidade da Comissão de Gestão da Política de Comunicação.

Como colaborar?

A Política de Comunicação foi construída coletivamente em 2013 e todos os servidores puderam participar. Todo o processo pode ser conferido no site da Política de Comunicação – onde também é possível ler a versão on-line da política. Mesmo assim, desde que o documento foi lançado, já é possível mandar sugestões para a próxima atualização.

As contribuições podem ser enviadas pelo e-mail comissao.comunicacao@ifsc.edu.br ou serem postadas no grupo Política de Comunicação no Fórum do IFSC. Para isso, foi criado um tópico de sugestões. Acesse o sistema com o login e a senha da intranet.

Como parte do processo de implementação da Política, serão criados diversos manuais previstos no documento. A elaboração desses manuais também será aberta para que os servidores participem.

 

 

Tags:

Os comenários não estão permitidos.