Proen capacita avaliadores de documentos de baixa renda

13. fevereiro 2014 | Escrito por | Categoria: Eventos, Gestão, Matérias, Reitoria

A Pró-reitoria de Ensino (Proen) realizou na terça, dia 11, uma capacitação para servidores que atuam com avaliação de documentos de alunos de baixa renda. Cerca de 60 pessoas, de todos os câmpus, participaram do curso ministrado no Hotel Cambirela, em Florianópolis.

SONY DSCA Capacitação para Avaliadores de Documentos de Estudantes de Baixa Renda teve como um dos focos a Lei 12.711, de 29 de agosto de 2012, que dispõe sobre o ingresso em institutos federais e universidades federais e estabelece como 50% o percentual de vagas reservadas a estudantes oriundos de famílias com renda igual ou inferior a um salário-mínimo e meio per capita.

O diretor de Assuntos Estudantis, André Soares Alves, explica que a legislação é complexa e, por isso, foi necessário capacitar os servidores que recebem a documentação dos alunos no momento da matrícula. “A legislação exige uma quantidade e diversidade de documentos muito grande”, comenta.

Alguns dos servidores que participaram da capacitação estão, neste semestre, recebendo pela primeira vez a documentação dos estudantes ingressantes de baixa renda. Foi o caso da coordenadora de Registros Acadêmicos do Câmpus São Miguel do Oeste, Maurivane Sehn, que gostou do curso. “Foi bom para conhecer como devemos avaliar a documentação e trocar experiências com outros câmpus, que vivem situações parecidas. Vamos ter mais segurança ao desempenhar esse trabalho”, afirma.

No primeiro processo de ingresso depois da nova legislação (2013/1), o Departamento de Ingresso (Deing) ficou responsável por analisar a documentação de estudantes de baixa renda de todos os câmpus. A partir do semestre 2013/2, esse trabalho foi descentralizado para os câmpus.