Evento vai discutir rumos da política de ensino de idiomas no IFSC

21. fevereiro 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Caçador, Câmpus Canoinhas, Câmpus Chapecó, Câmpus Criciúma, Câmpus Florianópolis, Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Garopaba, Câmpus Gaspar, Câmpus Itajaí, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Câmpus Joinville, Câmpus Lages, Câmpus Palhoça Bilíngue, Câmpus São José, Câmpus São Miguel do Oeste, Câmpus Urupema, Campus Xanxerê, Matérias, Reitoria

forum_ensino_linguasDiagnosticar e avaliar o ensino de idiomas no Instituto Federal de Santa Catarina será o principal objetivo do Fórum de Ensino de Línguas do IFSC, que será realizado nos dias 13 e 14 de março, em Florianópolis. A partir desse diagnóstico, os participantes do encontro buscarão definir uma política que atenda às necessidades e potencialize a aprendizagem de línguas no âmbito da educação profissional.

A expectativa é que cerca de 80 professores de Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Língua Espanhola participem do evento, que está sendo organizado pelas pró-reitorias de Ensino (Proen) e de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi), com a colaboração de docentes dos câmpus Garopaba, Florianópolis-Continente e Gaspar.

Na primeira parte do encontro haverá palestras com duas especialistas no ensino de idiomas: primeiro, a professora Matilde Scaramucci, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), falará sobre “O conceito de proficiência no ensino de línguas”; na sequência, o tema “A criação de um centro de línguas” será abordado pela professora Estela Lopez Favre, da Universidade Nacional de Villa María (Argentina).

O papel das línguas na internacionalização do IFSC, o panorama do ensino de línguas e a formação de uma rede de pesquisadores na área serão outros assuntos discutidos no encontro. A programação prevê a organização dos participantes em grupos de trabalho que discutirão temas como os desafios para o ensino de línguas no IFSC, o espaço das línguas nos currículos dos cursos, a oferta de cursos em rede, a formação de professores e a criação de um centro de línguas na instituição.

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