Servidor do Câmpus Canoinhas apresenta trabalho em evento nacional

27. fevereiro 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Canoinhas, Câmpus Joinville, Gestão de Pessoas, Matérias

apresentacao_raphaelO ex-aluno do curso superior de tecnologia em Gestão Hospitalar do Câmpus Joinville do IFSC e atualmente assistente em administração no Câmpus Canoinhas, Raphael Henrique Travia, apresentou seu trabalho de conclusão de curso na segunda edição da Mostra Nacional de Experiências em Gestão Estratégica e Participativa no SUS (II Expogep), realizada de 2 a 6 de fevereiro, em Brasília – DF.

Em sua pesquisa, Travia analisou a atuação dos Conselhos de Saúde de Joinville. Como resultado, constatou que a participação popular na gestão da saúde, por meio dos Conselhos, tem resultados positivos em vários aspectos, entre eles a proposição de melhorias ao Sistema Único de Saúde e a fiscalização do investimento dos recursos públicos, buscando a excelência nos serviços.

Porém, identificou pontos a serem aperfeiçoados, como a defesa de interesses particulares e econômicos por parte de alguns atores do controle social e o bairrismo existente entre os diferentes conselhos locais, o que muitas vezes estimula a competição entre cidadãos residentes em diferentes pontos da cidade.

Segundo Travia, fazer parte de um evento organizado pelo Ministério da Saúde como foi a II Expogep eleva o nome do IFSC, além de proporcionar maior visibilidade ao curso superior de tecnologia em Gestão Hospitalar. Também foi uma ótima oportunidade de entrar em contato com experiências na área da gestão em saúde de diferentes regiões brasileiras e ainda o intercâmbio internacional, com a participação de países e instituições parceiras do Brasil.

O ex-aluno e agora servidor do IFSC foi orientado pelo Professor Jorge Cunha, com coorientação da enfermeira Alessandra dos Santos.

Tags: