Comitê gestor dos programas PET retoma atividades em 2014

28. fevereiro 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis, Matérias

reunião pet proen

Com o objetivo de avaliar as ações realizadas em 2013 e preparar as próximas iniciativas referentes ao Programa de Educação Tutorial (PET) dentro do IFSC, o Comitê Local de Acompanhamento (CLA) dos grupos PET promoveu, nesta terça­feira (25), o seu primeiro encontro em 2014. A principal proposta para este ano será o aprimoramento dos atuais grupos da instituição, bem como dos procedimentos de acompanhamento e avaliação, uma vez que as propostas para novos grupos dependerão da abertura de um novo edital pelo MEC. Os grupos PET são criados junto aos cursos de graduação da instituição. Atualmente, os únicos cursos do IFSC que possuem PET são os cursos superiores de tecnologia em Design de Produto e em Mecatrônica Industrial, no Câmpus Florianópolis.

Segundo o Procurador Educacional Institucional do IFSC, Dorival Menegaz Nandi, a criação de novos grupos PET depende da publicação de edital específico pelo Ministério da Educação. “Em 2012, quando o ministério lançou o último edital, nós já tínhamos os PETs da Mecatrônica e do Design e submetemos novos projetos, mas infelizmente não fomos contemplados.

Em 2012 os câmpus Araranguá, Chapecó, Florianópolis, Joinville e São José submeteram projetos. Segundo Nandi, no entanto, não há data prevista para o lançamento do próximo edital de criação de grupos PET.

Dúvidas sobre o processo de criação de grupos PET e sobre o trabalho do CLA podem ser enviadas ao e-mail dnandi@ifsc.edu.br.

O PET no IFSC

Atualmente, o IFSC possui dois grupos PET, ambos vinculados a cursos do Departamento Acadêmico de Metal-Mecânica (Damm) do Câmpus Florianópolis. O PET Design, do curso superior de tecnologia em Design de Produto, foi criado em 2006 e tem nove alunos-bolsistas, coordenados pelo professor Iraldo Alberto Alves Matias. Já o PET Mecatrônica, do curso de Mecatrônica Industrial, foi criado em 2010, possui quatro alunos-bolsistas e tem como tutor o professor Raimundo Ricardo Matos da Cunha.

O que é PET

O Programa de Educação Tutorial, voltado para cursos de graduação, é desenvolvido por grupos de estudantes, com tutoria de um docente orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. São formados por meio de edital nacional lançado pelo Ministério da Educação (MEC). No PET, o aluno desenvolve atividades extracurriculares de ensino, pesquisa e extensão, faz cooperação com outros bolsistas e interage com professores, contribuindo para a sua formação ao longo do curso.

Para saber mais sobre o PET, visite o site do MEC.