IFSC participa do 7° Fórum Nacional de gestores da Universidade Aberta do Brasil (UAB)

28. fevereiro 2014 | Escrito por | Categoria: Gestão, Matérias, Reitoria

encontro_uab_1Socializar informações, discutir temas relevantes e compartilhar experiências entre as instituições de ensino superior (IES) que integram o sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) foi o objetivo do 7° Fórum Nacional de Coordenadores da UAB, realizado em Brasília (DF) entre 24 e 26 de fevereiro. O evento foi realizado pela Diretoria de Educação a Distância da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes) em parceria com o fórum de coordenadores.

A coordenadora da UAB no IFSC, Fabiana Besen, participou do encontro, que reuniu todos os coordenadores e coordenadores-adjuntos do programa. O IFSC oferta cursos pela UAB desde 2007 e atualmente tem um curso superior de tecnologia e cinco de pós-graduação lato sensu, nos quais são matriculados cerca de 2.500 alunos em polos de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo.

O diretor de Educação a Distância da Capes, João Carlos Teatini de Souza Clímaco, ressaltou as conquistas que a UAB já alcançou até hoje e o direcionamento a ser adotado para as novas ações. “Já alcançamos grandes coisas com a UAB e agora, seguindo as instruções do Ministério da Educação, teremos como foco de nossas ações os cursos de licenciatura, priorizando, ainda mais, a formação de professores”, explicou.

encontro_uab_2A diretora de Formação de Professores da Educação Básica, Carmen Moreira Castro Neves, ratificou o posicionamento do ministério, em especial do novo ministro Henrique Paim, que, em sua cerimônia de posse, citou a UAB e a importância da formação de professores da educação básica. “Assim como o ministro afirmou, creio que este é o momento para darmos um grande salto. Acredito na qualidade da educação a distância e que ela pode fazer a diferença. As tecnologias de educação a distância devem ser usadas em todas as modalidades de educação”, disse.

Para a presidente do Fórum Nacional de Coordenadores UAB e coordenadora UAB da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maria Luísa Furlan Costa, o momento é de consolidação. “Nosso sistema está sendo muito bem recebido pelo Brasil. Onde vamos, percebemos os resultados. Estamos em um momento bom, momento de fortalecer as nossas ações”, afirmou.

Ao apresentar um panorama das atividades realizadas em 2013, o coordenador-geral de Programas e Cursos em EaD, Marcello Ferreira, destacou a gestão do sisUAB e do atUAB, o desenvolvimento de oito novos cursos em EaD e o projeto de cooperação internacional em Cabo Verde, ainda em desenvolvimento. Segundo Marcello, em 2013, a UAB teve mais de 167 mil matriculados, sendo 76 mil em 339 cursos de licenciaturas.

Com informações da Capes

Tags: ,