Política de Comunicação do IFSC vira referência para outras instituições
28. fevereiro 2014 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Caçador, Câmpus Canoinhas, Câmpus Chapecó, Câmpus Criciúma, Câmpus Florianópolis, Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Garopaba, Câmpus Gaspar, Câmpus Itajaí, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Câmpus Joinville, Câmpus Lages, Câmpus Palhoça Bilíngue, Câmpus São Carlos, Câmpus São José, Câmpus São Miguel do Oeste, Câmpus Tubarão, Câmpus Urupema, Campus Xanxerê, Gestão, Matérias, ReitoriaLançada em setembro do ano passado, a Política de Comunicação do IFSC já tem se tornado uma referência para instituições que estão iniciando o mesmo processo. Como iniciativa pioneira na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, outros institutos já procuraram a instituição catarinense para buscar mais informações sobre o projeto. E, na semana passada, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) também lançou o processo de construção da sua política.
Conforme afirma o professor Wilson da Costa Bueno, consultor contratado para a construção da Política de Comunicação do IFSC e referência na área de Comunicação Organizacional, são poucas as instituições no País que possuem uma política devidamente sistematizada e fruto de uma construção coletiva. No evento de lançamento do documento, o professor destacou o pioneirismo do IFSC com esse projeto. “Foi o processo mais democrático do qual participei e tenho a certeza de que a Política de Comunicação do IFSC será emblemática não apenas para os Institutos Federais, mas para todas as outras organizações públicas do País”, enfatizou.
O exemplo do IFSC chamou a atenção de outras instituições que prestigiaram o evento de lançamento. Entre os presentes, estavam representantes do Governo do Estado de Santa Catarina, da UFSC, da Udesc e do Instituto Federal do Paraná (IFPR). Uma equipe de comunicação do IFPR, inclusive, visitou o IFSC no ano passado para buscar informações sobre o processo de construção da Política de Comunicação.
Para a diretora de comunicação do IFSC, Waléria Külkamp Haeming, o reconhecimento do trabalho feito pelo IFSC demonstra a grandiosidade do projeto. “Foi um trabalho motivador, muito abrangente, e que exigiu muito da equipe da Diretoria que apostou no trabalho e se empenhou ao máximo. Envolveu todos os servidores, e fez com que a instituição passasse a encarar, pela primeira vez, a comunicação como estratégica”, destaca.
Waléria ressalta que, desde quando a Política ainda estava em construção, alguns institutos já entraram em contato para obter dicas sobre o processo. “Como desde o início nos preocupamos em compartilhar todo o processo no ambiente virtual da Política de Comunicação, muitos já vieram nos procurar para tentar usar a nossa experiência como exemplo para que seus gestores também aceitassem a ideia de iniciar um projeto semelhante”, afirma.
No próximo dia 19 de março, uma equipe de 15 pessoas da área de comunicação do Instituto Federal Fluminense (IFF) virá a Florianópolis para entender melhor o processo feito pelo IFSC. “Queremos uma exposição sobre o processo de construção da Política, a escolha dos temas e o que já foi possível implementar e verificar resultados”, explica a jornalista do IFF, Ferdinanda Maia.
O secretário de comunicação da Udesc, Thiago Augusto, explica que construir uma Política de Comunicação já constava no plano de gestão 2012-2016 da universidade. Convidados para o lançamento da Política de Comunicação do IFSC, a equipe da Udesc aproveitou a ocasião para entrar em contato com o professor Wilson e convidá-lo também para ser o consultor do processo.